Aracaju se transforma na capital do hip hop nesta semana

(Foto: CMA)

O dia 7 de maio já entrou para história do hip hop no Brasil. Pela primeira vez na capital sergipana, Aracaju, uma semana inteira é dedicada a esse movimento, que transforma e mobiliza a juventude das periferias. Na manhã da última segunda-feira, 7/5, a Semana Municipal do Hip Hop começou na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com a participação da Nação Hip Hop Brasil, além de artistas engajados no movimento. Um evento possível graças à aprovação da lei de autoria da vereadora Karla Trindade (PC do B), que foi sancionada em fevereiro deste ano pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), instituindo a semana no calendário oficial da cidade.

Até o próximo sábado, 12, uma vasta programação vai transformar Aracaju na capital do hip hop. Em diferentes pontos da cidade, acontecem oficinas, debates, batalha de breakdance, mutirão de grafite, mostra de vídeos, shows, além do lançamento da revista Rap Nacional e do livro “O Hip-hop Está Morto”, do escritor e produtor Toni C, de São Paulo. Organizado pela Coordenadoria Municipal de Juventude e pela Nação Hip Hop, o evento reúne Dexter, GOG, Nelson Triunfo, DJ Rodrigo, Mandrake, Elaine Mafra, Bonga, entre outros nomes importantes no movimento.

Durante a Tribuna Livre na CMA, que foi uma sugestão da vereadora Karla Trindade, participaram Toni C, DJ Branco, de Salvador, além de Hot Black e Lúcio Ferreira, respectivamente, presidente e vice da Nação Hip Hop Brasil em Sergipe. “Somos gratos por este momento de construção da história. O que se tornou realidade por meio da ousadia da vereadora Karla, que sempre lutou e acreditou em nossa juventude”, pontuou Lúcio Ferreira.

NOVA HISTÓRIA

Toni C ressaltou a importância da iniciativa que representa uma quebra de paradigma. “Estou sendo testemunha de algo improvável para a história da juventude da periferia, oprimida pela condição social e vítima do preconceito”, afirmou. De acordo com o que se dissemina normalmente sobre essa juventude segregada, ele pontuou que não resta apenas a violência como instrumento para as transformações sociais. “No lugar de armas, nós estamos empunhando livros, microfone, promovendo educação e cultura, exaltando a poesia. Assim, podemos mudar o curso de muitas histórias”, destacou.

“Não é apenas uma semana de lazer e de cultura que se encerra em si. Vamos debater a construção de políticas públicas e discutir o que pode ser feito para transformar a realidade dessa juventude, que é massacrada diariamente”, refletiu DJ Branco. No discurso de Hot Black, também foi ressaltada a importância de se abrir espaços de discussão e de mostrar a essência do movimento para toda a sociedade “Chega de ficarmos restritos aos rodapés dos livros histórias. A Semana Municipal do Hip Hop chega para mostrar que somos autores dos nossos destinos”, assegurou Hot Black.

Além da Tribuna Livre na CMA, o primeiro dia da semana contou com a batalha de B. Boys, realizada no final da tarde, por meio do projeto “Nós no Centro”, no calçadão da Rua Laranjeiras. À noite, a passarela do Hip Hop deu o tom da festa na Rua da Cultura, entre os mercados municipais. A vereadora Karla Trindade participou de todos esses momentos e declarou estar se sentindo realizada por testemunhar de perto a concretização de um evento tão importante para a juventude.

“A Semana Municipal do Hip Hop foi instituída para mostrar que essa juventude da periferia tem voz e vez em Aracaju. Nesses próximos dias, novas páginas serão escritas para a afirmação e transformação de muitas realidades. O Hip Hop, por meio da educação e da cultura, é capaz de reescrever histórias e merece todo o nosso reconhecimento”, afirmou a vereadora Karla. Ela ressaltou que toda a sociedade aracajuana está convidada a conhecer melhor esse movimento para se integrar e quebrar paradigmas.

Confira a programação:

Dia 7 de maio (Segunda)
9h – Tribuna Livre
Local: Câmara de Vereadores.
17h – Nós no Centro
Local: Praça General Valadão.
20h – Passarela do Hip Hop
Local: Rua da Cultura

Dia 8 de maio (Terça)

13h – Hip Hop na praça
Local: Praça de Juventude

Dia 9 de maio (Quarta)

13h – Hip Hop na praça
Local: Ponte da Barra dos Coqueiros

Dia 10 de maio (Quinta)

13h – Hip Hop na praça
Local: Centro de Criatividade

Dia 11 de maio (Sexta)

8h – Encontro de Grafite – Local: Murro do Aeroporto/Augusto Franco.
14h – Batalha de B. Boys – Local: Centro de Criatividades
19h – Mesa redonda: Hip hop em debate e Pockt Show com Gog
Local: Centro de Criatividade – Palestrante: Dexter e Convidados

Dia 12 de maio (Sábado)

19h – Grande show de encerramento com Dexter e convidados
Local: Centro de Criatividade

Fonte: Divulgação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais