Em 2010, Aracaju foi representada em feiras, salões e fóruns de turismo realizados em diversas regiões do Brasil. Só este mês, a cidade teve representes na reunião da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), no dia 7; durante o ciclo de palestras ‘Inovação em Políticas Públicas do Turismo: Avanços e Desafios’, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) entre os dias 7 e 9, ambos em Brasília; e no Fórum Estadual do Turismo de Sergipe, no último dia 15, em Laranjeiras. Turistas no Mercado Municipal (Foto: Michel Oliveira/Funcaju)
A participação nesses eventos é fundamental para expandir o potencial turístico da capital sergipana, preocupação constante da Prefeitura de Aracaju que, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), desenvolve diversas ações para divulgá-la como destino turístico que alia a tranquilidade de uma cidade planejada ao conforto e a modernidade de uma capital.
Através de panfletos, mapas turísticos, vídeos promocionais e materiais publicitários, Aracaju foi divulgada em diversos eventos: Workshop da CVC, 33ª Aviestur, V Salão do Turismo Roteiros do Brasil, 4º Fórum Nacional de Museus, Feira da AVIRP, Centro Oeste Tur, Encontro Comercial da Braztoa, Expomusic 2010 e 38º Congresso Abav – Feira das Américas, Feira da Música Brasil. Além de realizações locais como a Feira de Sergipe e a Feira do Empreendedor, organizadas pelo Sebrae.
Durante as principais festas da capital, Projeto Verão, Pré-Caju e Forró Caju, o trabalho é intensificado. São utilizadas diversas estratégias para atrair os turistas, através da divulgação junto a operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas especializados. “O turismo é fundamental para a economia, além de gerar renda para diversos setores, é uma forma de divulgar nossa cultura, nossas tradições. O fortalecimento de Aracaju como destino turístico é um trabalho constante”, afirma o presidente da Funcaju, Waldoílson Leite.
Ações internas
Mas de nada adiantaria a divulgação de Aracaju sem a estrutura para atender às demandas e necessidades dos turistas. Por isso, diversas ações estão sendo realizadas para melhorar a infra-estrutura da capital, algumas delas em parceria com o Governo do Estado. Este ano, foram finalizadas as obras do Deque do Banho Doce e da Orla Por do Sol. A revitalização dos quiosques da Praia de Aruana e a construção do Museu do Mangue já estão em fase de finalização.
Em 22 de junho, a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um acordo de preservação do Centro Histórico, que com a revitalização atrairá ainda mais turistas. Em agosto, foi realizada uma revisão do projeto de sinalização turística de Aracaju, que seguirá o padrão de placas indicativas existentes nas capitais de todo o país.
Além das melhorias estruturais, outra preocupação é com a recepção dos turistas. A prefeitura mantém quatro pontos de atendimento e informações ao turista: Mirante da 13 de Julho, Mercado Thales Ferraz, Colina do Santo Antônio e Orla Por do Sol. Durante o período de maior movimentação turística, uma equipe, formada por um trio pé-de-serra e um guia, recepciona quem desembarca no Aeroporto Santa Maria. São desenvolvidas ainda ações junto ao setor hoteleiro, com a divulgação de panfletos e material informativo e promocional para os turistas.
Outro atrativo durante a alta estação é a Marinete do Forró, parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Viação Progresso que este ano completou uma década de circulação. A marinete é um ônibus tipo jardineira, ornamentado com motivos regionais, que oferece gratuitamente um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, sempre com a animação do autêntico forró e as explicações de um guia turístico.
Planejamento
Em 2011, além das atividades desenvolvidas periodicamente, haverá algumas novidades. Dentre elas, a liberação da verba destinada pelo Ministério do Turismo (MTur) para a elaboração do plano de marketing de Aracaju, que faz parte do grupo de 65 destinos indutores. O objetivo é cumprir as metas estipuladas pelo MTur, e fortalecer os pontos fracos apontados pelo Índice de Competitividade do Turismo Nacional, divulgado ente ano. O índice foi obtido através do levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada pelo ministério.
A Diretoria de Turismo da Funcaju está elaborando, a pedido a Federação Internacional de Futebol (Fifa), um dossiê sobre Aracaju, que avaliará a possibilidade da capital ser um campo base durante a realização dos jogos da Copa do Mundo em 2014. Está confirmada uma nova edição do Mapa Turístico de Aracaju, que mais uma vez será patrocinada pela Caixa Econômica Federal. A Marinete do Forró circulará, pelo segundo ano consecutivo, durante a programação de verão da capital.
Para a diretora de Turismo, Tanit Bezerra, no próximo ano a prefeitura irá continuar as atividades desenvolvidas, procurando inovar e buscar parcerias para promover o turismo na capital. “Nosso objetivo é colocar Aracaju em um patamar de destino consolidado, com sustentabilidade. Continuaremos participando e apoiando os eventos de fortalecimento do trade turístico. Uma das primeiras metas do ano será fazer uma nova campanha institucional para divulgar a cidade”, revela.
Fonte: Funcaju
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