Arquidiocese de Aracaju lança Campanha da Fraternidade 2026

Neste ano, a campanha traz como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós”

(Foto: Arquidiocese de Aracaju)

A Arquidiocese de Aracaju lançou oficialmente, na manhã desta quinta-feira, a Campanha da Fraternidade 2026 em âmbito arquidiocesano. A apresentação ocorreu na Cúria Metropolitana e contou com a participação do arcebispo Dom Josafá Menezes e do padre João Cláudio, pároco da Paróquia Santa Terezinha e assessor eclesiástico das campanhas.

Neste ano, a campanha traz como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). Segundo Dom Josafá, a proposta convida à reflexão quaresmal a partir do mistério da Encarnação e da dignidade humana. Ele lembrou que o assunto já havia sido abordado em 1993, quando a campanha questionava “Onde moras?”, destacando que, mais de três décadas depois, o problema continua atual.

“Os bispos da CNBB refletiram que essa questão permanece profundamente atual, uma vez que, pelos dados presentes no texto-base da campanha, devemos olhar para mais de 300 mil pessoas no Brasil que vivem em situação de rua”, destacou Dom Josafá.

Durante a coletiva, o arcebispo também explicou o simbolismo do cartaz da campanha, que retrata uma pessoa deitada em um banco de praça. Segundo ele, a imagem remete à presença de Cristo nas pessoas em situação de vulnerabilidade, inclusive com detalhes que fazem alusão às chagas de Jesus. O religioso afirmou que a Quaresma deve estimular não apenas a conversão espiritual, mas também atitudes concretas de solidariedade.

“Ao longo desses 40 dias, iniciados na Quarta-Feira de Cinzas, somos chamados à conversão do coração. Mas essa conversão deve produzir também uma conversão das nossas mãos. Os corações se abrem e as mãos também se abrem para acolher e cuidar desses nossos irmãos”, afirmou.

Dom Josafá convidou todos os fiéis a viverem intensamente a Campanha da Fraternidade, unindo oração, reflexão e compromisso concreto com os irmãos e irmãs que mais sofrem. “Que esta Quaresma seja um tempo de verdadeira conversão, que transforme o nosso olhar e as nossas atitudes, para que ninguém seja invisível em nossa cidade”, concluiu.

Com informações da Arquidiocese de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais