Arquivo Público de Sergipe será reformado

secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama e alguns de seus assessores estiveram no Arquivo Público do Estado de Sergipe.

Na manhã desta sexta-feira, 08, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama e alguns de seus assessores estiveram no Arquivo Público do Estado de Sergipe. Na ocasião, o gestor pôde conhecer as dependências do prédio que guarda grande parte do acervo histórico e documental do Estado, e conversar com o diretor da casa, Milton Barboza, sobre diversas questões que se referem à Unidade. O Arquivo Público é uma dos espaços culturais gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Ponto chave da visita, o secretário informou à direção da casa sobre a reforma que o prédio receberá, fruto do acordo socioambiental da Celse (Centrais Elétrica de Sergipe), que como contrapartida a construção da Usina Termelétrica que será construída na Barra dos Coqueiros, destinará R$ 15 milhões para reforma de espaços culturais. Além do Arquivo Público, serão beneficiados a Biblioteca Pública Epifânio Dória e a Biblioteca Infantil (que é anexo), e o Teatro Tobias Barreto.

“Viemos conhecer oficialmente as dependências do Arquivo e pedir que seu diretor liste suas maiores necessidades, com relação à reforma, e explicar como tudo acontecerá”, informou o secretario João Augusto Gama. Para o diretor do Arquivo, a obra é motivo de muita alegria. “Temos muitos projetos para este lugar e que ficamos restringindo muitas vezes por conta da estrutura do prédio, que não oferece acessibilidade, por exemplo. Com a reforma, isso deixará de ser um empecilho”, completou.

Trabalho em parceria

Além de falar sobre a reforma, a reunião serviu para estreitar os laços entre a direção do Arquivo Público e a Biblioteca Pública Epifânio Dória, para que seja iniciado um trabalho de digitalização do acervo da BPED. “Temos na Biblioteca Pública um acervo muito relevante de obras raras e da imprensa sergipana, principalmente com jornais. Por isso, queremos aproveitar o conhecimento da equipe do Arquivo Público, e iniciar esse trabalho”, frisou Gama.

Para a diretora da Biblioteca, Juciene de Jesus, o conhecimento da equipe do Arquivo Público será fundamental para que esse trabalho se concretize. “Aqui eles fazem um trabalho muito cauteloso e com todo o conhecimento que é necessário para o manuseio e digitalização de acervos antigos. Por isso, com certeza, teho certeza que em breve iremos ter também parte do acervo da Biblioteca Pública arquivado digitalmente”, completou.

Fonte e foto: Ascom/Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais