Arquivo Público fecha parceria com a Comissão da Verdade

Milton Barbosa mostra documento a secretário Irineu Fontes e ao presidente da Comissão, professor Josué Modesto (Foto: Secult) 

Com o intuito de formalizar o acesso a documentos do período da Ditadura Militar no Brasil, o Arquivo Público do Estado de Sergipe assinou na manhã desta terça-feira, 06, um Termo de Cooperação com a Comissão Estadual da Verdade. A oficialização da parceria contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, que falou sobre a disponibilidade do Arquivo. “Estamos felizes de poder contribuir com o importante trabalho desenvolvido pela Comissão da Verdade. Este termo é apenas uma formalização do nosso apoio, já que o acesso ao Arquivo é Público”, ressaltou.

Para o presidente da Comissão, professor Josué Modesto, o Arquivo representa um aliado importante nas investigações deste período histórico. “Na situação política que estamos vivendo, é essencial resgatarmos a nossa história para que as gerações mais novas possam conhecer o contexto que foi a Ditadura Militar. Queremos que estes jovens valorizem as experiências vividas pelas gerações anteriores e a democracia. Assim, reconhecemos o Arquivo Público como alvo central nesse processo de resgate e na reconstituição da identidade de Sergipe”, afirmou.

O Termo foi assinado pelo presidente da comissão e pelo diretor do Arquivo, Milton Barbosa. “Esta parceria já era esperada por nós, pois sabemos da vocação natural do Arquivo para contribuir com o trabalho da Comissão da Verdade. Começamos a recolher documentos do Regime Militar desde 1995, quando encontrei boa parte do material nos porões da Secretaria de Segurança Pública, mas só conseguimos a transferência destes para o Arquivo dez anos depois”, contou Milton Barbosa.

A partir deste resgate, o Arquivo conseguiu somar ao seu acervo todos os documentos, referentes à censura artística culturais de Sergipe, emitidos pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) ao longo de mais de 20 anos de Regime Militar. Além disso, o Arquivo guarda diversas pastas com dossiês de presos e investigados políticos, pertencentes ao antigo Serviço Estadual de Informações (SEI), totalizando 943 prontuários físicos e digitalizados. 

Comissão Estadual da Verdade

A Comissão Estadual da Verdade foi instituída no Estado de Sergipe pelo governador Jackson Barreto através do decreto nº 30.030, em 26 de junho de 2015. Segue as diretrizes da Comissão Nacional da Verdade (CNV) que visa o levantamento de informações relativas ao período de 1947 a 1985, e tem caráter independente, com a cooperação das Secretarias de Estado da Mulher Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos e da Casa Civil.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais