Arraiá do Arranca Unha dá a largada para os festeiros juninos

Festa foi idealizada nos anos 50 e incorporada ao Centro em 1986 (Fotos: Fabiana Costa/Secult)

Foi dada a largada para os festejos juninos do Governo de Sergipe. Afinal, um dos mais belos e tradicionais concursos de quadrilhas teve início na noite deste sábado, 11, atraindo centenas de pessoas apaixonadas pela época junina. Trata-se do Arraiá do Arranca Unha – realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Centro de Criatividade. O público que esteve presente não se deparou apenas com uma sadia competição de quadrilhas, mas com uma verdadeira manifestação da cultura popular.

Idealizado pelo líder comunitário João Cruz nos anos 50, o Arraiá passou a ser incorporado ao Centro de Criatividade na década de 80, mais precisamente em 1986 (um ano após a inauguração do Centro). Ao longo dos anos, o evento foi evoluindo e junto com ele a participação dos quadrilheiros em diversos quesitos como: confecção de fantasias, elaboração das coreografias, marcação de palco e até mesmo a utilização de artefatos para montagem de cenários provisórios. Este ano, 40 quadrilhas sergipanas participam da competição.

Quarenta quadrilhas sergipanas participam da competição neste ano

Representando a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino (que não pôde comparecer devido a compromissos oficiais no Rio Grande do Sul), o secretário adjunto, Marcelo Rangel, esteve presente na abertura do concurso. Segundo ele, o Arraiá faz parte do patrimônio histórico junino de Sergipe. “São 25 anos de história do Arraiá e de concursos de quadrilha. A Secult mantém essa festa com muita alegria e com uma união de forças com toda a comunidade”, destacou o gestor.

Para Marcelo, o Arraiá é a prova viva de festejos que mantém a tradição e a união familiar. “Aqui é um lugar de paz, longe de confusão. Sempre que estive presente nunca me deparei com uma briga. É uma maravilha você ver uma festa familiar como essa. Esse é um dos nossos atrativos turísticos e fico feliz em poder trabalhar por seu fortalecimento”, orgulhou-se.

Os “filhos do arraiá”

O brilho da festa não é oriundo apenas das quadrilhas que ali se apresentam, mas de todos os responsáveis pela montagem do Arraiá do Arranca Unha. Algumas dessas pessoas estão desde a primeira edição da festa e são considerados os “filhos” do Arraiá, pois viram de perto a evolução deste evento junino e contribuem cada vez mais para que a festa fique melhor a cada ano.

Uma dessas “filhas” do Arraiá é a oficineira Cleide dos Santos. Há 25 anos trabalhando para a execução da festa, ela conta que é muito gratificante poder ter acompanhado a evolução do evento. “Organizo a decoração do espaço e ajudo os quadrilheiros. Gosto de ver o resultado do meu trabalho quando vejo esses grupos se apresentando. É uma emoção muito grande”, afirmou.

Segundo o diretor do Centro, Isaac Galvão, a competição entre as quadrilhas é algo saudável e ao mesmo tempo contagiante. “São verdadeiros guerreiros dançando. Por mais que você não goste de dançar você se deixa levar por eles. É uma energia enorme que ajuda a preservar nossas raízes”, enfatizou. Isaac ainda adiantou que uma exposição está ocorrendo em paralelo com o Arraiá e está aberta diariamente para visitações até 29 de junho. “Através desta exposição, nós queremos mostrar a evolução das quadrilhas juninas que participaram do Arraiá. É interessante notar como muita coisa mudou ao longo desses anos, seja na vestimenta, no cabelo, na maquiagem. A evolução é nítida”, frisou Isaac.

Público em peso e em família

Centenas de pessoas estiveram presentes para conferir o primeiro dia de competição das quadrilhas. Embalados pelo ritmo das quadrilhas Pioneiros da Roça, Retirantes do Sertão, Raízes do Sertão, Luiz Gonzaga e Cangaceiros da Boa, o público foi presenteado, ao final, com um show da cantora Iracema do Forró, que agitou ainda mais a platéia.

A família Santos mantém a tradição de ir todos os anos ao Arraiá do Arranca Unha, mesmo após ter se mudado do bairro Getúlio Vargas e ter ido morar no bairro Aeroporto. “Esta é uma festa de tradição e da família. Para mim, São João é sinônimo de quadrilha junina. Se não assisto a uma, então não tive São João”, declarou Benigna Santos.

Já o casal, Sandra Mendes e Diogo Mota, elogia a segurança do local e a tradição de reunir a família para comemorar o São João. “Aqui o espaço é calmo e organizado. Como sergipano genuíno, a melhor época do ano é essa. É importante mantermos a tradição de reunir a família e manter hábitos antigos, como comer comidas típicas, soltar fogos… Como estamos casados há pouco tempo e minha esposa não conhecia a festa, fiz questão de trazê-la”, disse Diogo.

Acompanhada da sobrinha Alícia Vitória, de 3 anos, a professora Jane Campos, contou que o principal motivo de estar na festa além de toda a tradição, está ligado ao fato de sua sobrinha ser uma adoradora do forró. “Todos os anos venho e passaremos o São João aqui prestigiando as quadrilhas. Mesmo ela tendo apenas três anos, sinto segurança em trazê-la aqui”, falou Jane.

Confira abaixo a programação do Arraiá do Arranca Unha:

17 de junho (sexta)
20h – Fase classificatória
1. Asa Branca
2. Massacará
3. Maracangaia
4. Todos em Asa Branca
5. Todos em Sanfona de Ouro
Show Musical com a Banda Balança Eu

18 de junho (sábado)
20h – Fase classificatória
1. Rosa Dourada
2. Forró bodó
3. Capelese
4. Unidos do Xodó
5. Acende a Fogueira
Show Musical com Correia dos Oito Baixos

19 de junho (domingo)
20h – Fase classificatória
1. Apaga Fogueira
2. Arreio de Ouro
3. Balança Mais não Cai
4. Danados de Bom
5. Arrasta pé
Show Musical com Trio Itaporanga

23 de junho (quinta)
20h – Fase classificatória
1. Baila Conosco
2. Assum Preto
3. Forrozando
4. Meu Xodó
5. Abusados da Roça
Show Musical com Trio Nordeste Independente

24 de junho (sexta)
20h – Fase classificatória
1. Unidos em Asa Branca
2. Calcinha Preta
3. Balanço Nordestino
4. Pé Duro
5. Sassaricando
Show Musical Com Chiquinho do Além Mar e Trio

25 de junho (sábado)
20h – Fase classificatória
1. Laranjeirense
2. Forró da Ilha
3. Minha Deusa
4. A volta do Cabra Macho
5. Século XX
Show Musical com Cassiano e Trio

26 de junho (domingo)
20h – 1ª semifinal
Show Musical com o Trio Os Brasas Nordestinos

27 de junho (segunda)
20h – 2ª semifinal
Show com o Trio Asa Branca

28 de junho (terça)
20h – 3ª semifinal
Show Musical com Fernando Cateus e Trio

29 de junho (quarta)
20h – Grande Final
Show Musical com Trio Itapoã11 de junho (sábado) às 20h

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais