Artistas com deficiência se apresentam durante mostra

Apresentações ocorreram nesta quara-feira, 16 (Fotos: Portal Infonet)

Márcia Rollemberg proferiu palestra

O artista Edson Galdino

Grupo Albertina Brasil

Até o dia 19 de outubro, Aracaju recebe a VII Mostra Albertina Brasil de Artes sem Barreiras. A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, e contou com a palestra da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, que reforçou a necessidade da mudança do olhar sobre o deficiente.

“É preciso dar força a quem passou por algum acidente e quebrar os preconceitos que existem. A ação é por mudanças que sensibilizem a acessibilidade. Estamos lutando para que se invista pelo menos 1% em convênios de saúde em prol do cadeirante”, explica Márcia.

O evento contou ainda com apresentação de artísticas de grupos compostos por pessoas com deficiência. Entre os artistas, Edson Galdino, cadeirante assistido pelo grupo Albertina Brasil.

Já fazendo parte do grupo, Edson conheceu pessoas que tinham passado pela mesma dificuldade e também reaprendeu a viver. “Me senti desamparado, mas nem por isso queria que me vissem como coitado. Até que conheci o grupo Albertina Brasil.  Nasci de novo quando vi que podia dançar. Daí eu comecei a me reunir com outros dançarinos nos fins de semana. O próximo desafio vai ser um campeonato brasileiro de dança esportiva”, revela o bailarino.

Com uma vasta programação, o evento contará com apresentações de teatro, dança, música, além de palestras e oficinas, até o próximo dia 19. Confira programação.

Grupo

O grupo Albertina Brasil foi fundado por Messias Cordeiro com o objetivo de diminuir as diferenças dos deficientes visuais, mentais e físicos usando arte e cultura. No local,são ofertadas palestras além de oficinas de teatro, música e dança.

O Festival leva o nome de uma personalidade considerada um ícone na defesa dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, Albertina Brasil, que faleceu em 2004 e conta com a apoio do Governo do Estado por meio das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Inclusão Social, Educação, Saúde e Justiça. A realização é do Ponto de Cultura Albertina Brasil em parceria com o Ponto de Cultura Luz do Sol.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais