Artistas de SE expõem trabalhos em mostra na J. Inácio

Registro do momento de montagem da mostra (Foto: facebook/FAVS)

Até o dia 30 de outubro, o público poderá apreciar obras de diversos artistas sergipanos que estão reunidas na I Mostra Coletiva do Fórum de Artes Visuais, na Galeria J. Inácio [dentro da Biblioteca Epifânio Dória]. A abertura da exposição ocorreu na noite desta quinta-feira, 10, com performances, música e homenagens aos artistas. Entre as artistas selecionadas para expor no evento, a jornalista e blogueira do Portal Infonet, Luciana Aguilar.

Feliz ao participar pela primeira vez de uma exposição, Luciana revela detalhes do seu trabalho. “Eu trabalho com fotografia artística, fotografias conceituais e autorais, onde procuro expressar sentimentos. Minha fotografia não é comercial. Ela tem um cunho surrealista, tem metáforas para transmitir essa mensagem que é puro sentimento”, explica.

Luciana revela detalhes do seu trabalho (Fotos: Portal Infonet)

A artista também elogia a proposta do evento que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Fórum de Artes Visuais de Sergipe (FAVS). “Me senti honrada de participar dessa proposta inovadora que trabalha com artes visuais. Interessante que não teve um tema específico, o que deixou os artistas confortáveis para fazer seu trabalho sem se preocupar com vertentes”, opina.

Para Ivve Rodrigues, que é fotojornalista e começou a desenvolver trabalhos autorais, o evento traz excelentes oportunidades na área de artes visuais. “Este é um momento incrível. A gente precisa disso para agregar e torno nosso trabalho visível ao público. É enriquecedor para o artista, para o público e para Sergipe”, comenta.

A fotojornalista Ivve Rodrigues conta que começou a desenvolver trabalhos autorais

A jornalista Tarcila Holanda, que faz da fotografia um hobby, foi contemplada com a participação na exposição através de um pequeno ‘empurrão de um amigo’. “Um amigo viu a foto, achou legal e acabou enviando”, conta. “É uma foto que tirei sem pretensão. Eu queria registrar uma coisa bonita que vi na viagem que fiz a África. É uma foto de 2009 e vi a oportunidade de poder demonstrar a beleza do povo africano. Acho importante contribuir com esse espaço aberto aqueles que querem mostrar seus olhares independentemente de ser artista ou apenas gostar deste tipo de expressão”, destaca.

Secult

Esta é a primeira vez que Tarcila Holanda tem uma fotografia sua exposta em um evento

Abertura contou com performances

O secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, conta que a abertura da mostra marca um novo momento na história da Galeria J. Inácio. “A partir de hoje e até o fim do ano, ela será ocupada por três mostras, todas com coordenação do Fórum de Artes Visuais, que  ocupará esse espaço expondo e comercializando os seus trabalhos com apoio cultural e financeiro da Secult”, detalha.

Em novembro, a Secult lançará um edital de ocupação da Galeria J. Inácio para 2016. “É o momento de fazer com que o artista tenha como sobreviver com sua arte, expondo seu trabalho. Queremos levar arte para o povo”, explica Elber Batalha.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais