Assembleia fará homenagem a Maria Cristina Gama

Cristina Gama: além da linguagem (Foto: Arquivo da família)

A poesia de Maria Cristina Gama Figueiredo, que morreu no dia 5 de outubro de 2010, será temática da programação do Espaço Cultural da Assembleia Legislativa a partir desta terça-feira, 21, em Aracaju. Advogada e autora de várias obras, Cristina Gama revelou-se impaciente e que, como o saudoso historiador Luiz Antonio Barreto [também falecido] descreveu com bastante propriedade, buscava “pensar a poesia com a reflexão que vai além da linguagem para ser instrumento que a arte põe ao dispor do diálogo cultural dos povos”.

‘A próxima Índia’, livro publicado em 1998, é um destes exemplos, de valor literário inconfundível, no qual estão compilados mais de 200 poemas estruturalmente perfeitos em sua essência, produzidos com a alma pela poeta Cristina Gama. “E, aos poucos, vão entender-me um pouco até que o véu do meu sopro seja descoberto não pelo outro que julgo perto e meu, mas pelo todo em que se deu este forro de versos”, escreveu a poeta.

Alguns dos poemas de Maria Cristina Gama ganharam sonoridade nas composições de Joésia Ramos, uma médica que se descobriu musicista, que apresentará parte da grandiosidade obra da poeta sergipana neste evento, aberto ao público a partir das 18h30 na Assembleia Legislativa.

Cristina Gama, a essência enquanto ser

Além de poeta, Maria Cristina Gama também se descobriu artista plástica e algumas das suas telas também ficarão expostas naquele Espaço Cultural. Joésia Ramos dará o tom musical à abertura do evento, destacando as composições que produziram juntas e aos poemas produzidos por Cristina e musicados pela médica/musicista.

A artista plástica Ilma Santos, que teve participação ativa enquanto produtora, durante a carreira da poeta Maria Cristina Gama, está colaborando com a homenagem que está sendo produzida pela jornalista Ilma Fontes. Para Ima Santos, a própria obra deixada por Maria Cristina Gama revela a face da poeta enquanto ser em sua essência. “A obra de Cristina Gama é um trabalho de entrega total de ser. A obra dela é a própria Maria Cristina Gama”, resume a artista.

No mesmo espaço também estarão destacados os desenhos produzidos pela artista Priscila Fagundes, com recital de poemas e a instalação de Ilma Santos sobre Maria Cristina Gama.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais