Banco patrocina Projeto Vozes do Sertão

(Foto: Ascom BNB)

Todos os dias, os motores dos carros e motos, o zumbido das conversas nas ruas ou nos grandes centros, os telefones e todas as tecnologias formam as vozes da cidade. Enquanto nas zonas mais afastadas, onde os pássaros cantam às 4 da manhã e as cores brotam das terras, mora um povo que tem muito a dizer. Esses são as Vozes do Sertão.

O Projeto “Leituras de Nossa Vida: As vozes do Sertão” foi desenvolvido na área de Literatura do Programa Banco do Nordeste de Cultura em parceria com o BNDES, visando o registro do pensamento de moradores da Zona Rural de municípios sergipanos e baianos acerca de diversos assuntos, de relevância local e global, para transformá-los em um livro. O objetivo foi de promover e difundir discussões e reflexões sobre a vida nessas áreas.

“Diante da histórica desigualdade que afeta esse sujeitos que residem no campo, pensei em fazer algo que pudesse contribuir para um olhar mais aprofundado e mais sensível quanto à situação dessas pessoas. Estamos vivenciando um período de grande avanço nos campos da ciência e da tecnologia, e o desenvolvimento urbano vem sendo pauta de grandes debates sociais. Mas, e aqueles que estão distantes dos grandes centros urbanos, que ainda sobrevivem a partir de uma cultura agrícola de subsistência? É necessário voltarmos nosso olhar para outros pontos do espaço que ocupamos”. É o que afirma o idealizador do projeto, José Douglas Alves.

O “Vozes do Sertão” vem trazer à tona o que esses nordestinos que vivem nas áreas rurais têm a dizer sobre a vida e o mundo. Segundo José Douglas, o projeto não seria viável sem o apoio do Programa de Cultura do Banco do Nordeste. “A relevância do BNB na realização do projeto é cogente. Uma contribuição que vai além do projeto, além da publicação do livro. O Banco promoveu e possibilitou o registro de uma parte da nossa cultura, da nossa história social, das leituras de nossa vida, que agora poderá ser apreciado pela população interessada”, afirma.

O livro se destina a todas as camadas da população brasileira, desde crianças a idosos, habitantes da zona rural à zona urbana. No entanto, José Douglas afirma que ele visa atingir, prioritariamente, àqueles que ocupam grandes cargos públicos. “O livro é dedicado às pessoas que vivem e sobrevivem no e do campo, assim como aqueles que se sensibilizam com a luta e a história de vidas dessas pessoas, mas é destinado, principalmente, àqueles que têm o poder de transformar isso”, destaca.

O projeto encontra-se em fase de finalização. Serão produzidos cerca de 1.200 exemplares, a serem distribuídos gratuitamente nas cidades que foram contempladas e será possível acompanhar seu lançamento através da página no Facebook, que será produzida para divulgação do projeto. Além disso, a obra será disponibilizada digitalmente para sua maior profusão.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais