Beatles:ORSSE faz apresentação histórica com repertório

Beatles (Fotos: Ascom Secult)

Erudito e popular, regional e estrangeiro. O concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) conseguiu associar diferentes estilos, ao apresentar o repertório dos Beatles com a música clássica e a participação de artistas sergipanos. A proposta inovadora fez parte da Série Mangabeiras da Orquestra e foi aprovada e aplaudida de pé pelo público que lotou o Teatro Tobias Barreto(TTB) na noite da última quarta-feira, 26.

O evento contou com um repertório de 15 músicas gravadas pelos “Garotos de Liverpool”e teve a participação da banda sergipana "Sargento Mostarda", do cantor Oswaldo Gomes (grupo Cataluzes),  e do coro Sinfônico da ORSSE, dirigido por Daniel Freire.Ao iniciar o concerto, o regente da ORSSE, James Bertish, dedicou a música “Yesterday”à cantora Clemilda, que faleceu na madrugada desta quarta.

Proposta aprovada pelo público

Juliana Santana

A jovem Juliana Santana, 13, assistiu pela primeira vez a um concerto da Orquestra Sinfônica e conta que aprovou a mistura feita pela ORSSE. “Eu sempre gostei das músicas dos Beatles, e ouvi-las em um concerto da orquestra é diferente e muito legal” conta.

O estudante Thalles Vicente, 22, é fã da banda de rock, e também aprovou a apresentação da Orquestra. “Gostei muito da ideia que eles tiveram de misturar esses estilos diferentes, valeu a pena ter vindo” diz.

A professora Alba Valéria, 32, aproveitou a noite para levar seu filho Artur ao Teatro para apreciar o concerto. Ela diz ter ficado surpresa com a apresentação da Orquestra.“Achei legal, achei inovador, aqui para o nosso estado é uma coisa diferente. O fato de a orquestra trazer os musicistas regionais apresentando uma coisa que é de fora foi muito interessante” fala.

Banda “Sargento Mostarda”

Thalles Vicente

A banda “Sargento Mostarda” foi uma das convidados para se apresentar junto à ORSSE. O músico Arthur Matos, integrante do grupo, conta que começou a carreira ouvindo a “banda de Liverpool” e diz ter se sentido contemplado com o convite para a apresentação da ORSSE. “É um prazer enorme tocar esse repertório juntamente com a orquestra. Fazer esse trabalho de resgatar os arranjos que de certa forma são eternos é muito bacana, e se apresentar num evento dessa grandeza foi maravilhoso” fala.

Orquestra Sinfônica

O diretor artístico e regente titular da ORSSE, Guilherme Mannis, conta que a Orquestra está tentando sempre diversificar seu repertório para contemplar diferentes públicos. “A Orquestra tem sempre trazido ao teatro todos os tipos de público, atendido diversas tribos musicais aqui do estado, tanto com a vinda de Patrícia Polayne, quanto à ênfase ao forró, assim como este concerto, aquele que traz o grupo mais significativo do rock, uma homenagem ao Beatles” diz.

A secretária Eloísa Galdino também esteve presente no TTB. Segundo ela, o concerto dialoga com um dos princípios da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), com relação à Orquestra Sinfônica, que é dialogar e produzir junto à música sergipana. “O ‘Beatles in Concert’ é mais um momento dessa ação da Secult. Uma banda icônica como a 'The Beatles' que é uma referencia de rock para o mundo todo, dialogando com a nossa ORSSE, ou seja, erudito-popular mostrando que essa é uma forma de aproximar cada vez mais a Orquestra da sociedade sergipana” explica.

O concerto integra a Temporada 2014 da ORSSE, uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais