Belivaldo anuncia preparativos para Arraiá do Povo 2019

Arraiá do Povo (Foto: Lúcio Telles/arquivo Secult)

O governador Belivaldo Chagas anunciou que o governo do Estado já está se preparando para realização do Arraiá do Povo 2019, festa que virou tradição no calendário junino de Sergipe e configura entre os principais atrativos turísticos para o período junino. A confirmação do evento foi anunciada durante solenidade de entrega do Selo +Turismo do Ministério do Turismo (MTur), nesta quinta-feira (28).

“Ontem, recebi uma informação de que o Ministério do Turismo pode abrir inscrições para apoiar eventos por meio do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal (Siconv). Hoje, já determinei que o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, e a presidente da Fundação Cultura e Arte Aperipê, Conceição Vieira, reúnam-se para discutir o Arraiá da Orla. Vamos ver as alternativas de viabilidade dos recursos, do cadastramento para conseguirmos os recursos adequados para a contratação de um projeto maior. Se houver possibilidade de buscar recursos fora, faremos. Se sentir que há dificuldades na liberação de recursos, faremos um projeto menor, mas faremos. E priorizando os artistas da terra o tempo todo, seja com recursos do Ministério ou em um projeto menor”, afirmou o governador.

O governador alertou também para a necessidade de fortalecimento do diálogo com o trade turístico do estado para que, a partir da prévia elaboração da programação junina apoiada pelo governo de Sergipe, o trade possa aumentar a divulgação e vendas do destino no período festivo.

Durante a solenidade e acompanhado do secretário de Estado Geral do Governo, José Carlos Felizola, Belivaldo destacou os benefícios para o turismo em Sergipe com o Selo +Turismo, o qual garante prioridade à análise de financiamentos por meio do Prodetur +Turismo e indica que os projetos e ações aptos a serem beneficiados estão alinhados com a Política Nacional de Turismo, com o Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022, e com as diretrizes do programa.

“Quero agradecer a todos que fazem a Secretaria de Turismo pelo empenho para que Sergipe avance no setor e falar da alegria de ser contemplado com este Selo, uma declaração de prioridade que nos dá a possibilidade de receber recursos de quase R$ 900 milhões, a partir de projetos já elaborados e discutidos. Veremos o que vai ser aproveitado em termos financeiros, pois sabemos das dificuldade pelas quais o país passa, porém esses investimentos podem ser feitos por  linhas de créditos com o BNDES e outras instituições”, declarou.

Segundo o coordenador geral de Planejamento Territorial do MTur, Eduardo Madeira, Sergipe possui um potencial turístico muito grande, o qual tem que ser explorado. “Estive aqui com minha família em outra ocasião e me apaixonei por Sergipe, achei fantástico, fiz todos os passeios disponíveis. Parabenizo o governador e a equipe da Secretaria de Turismo pelo trabalho que foi feito. Em nome do nosso ministro, Marcelo Álvaro, do nosso secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier Borchio, que assinou o selo + Turismo quero dizer que, o sucesso e o resultado que a gente espera estão vinculados a muito trabalho. A determinação é a sinergia das equipes e muito trabalho, a regionalização e integração dos municípios, dos estados e das Secretarias de Turismo e do governo. Sergipe tem potencial e pode se tornar grande ícone do turismo na macrorregião Nordeste”, disse o representante do Mtur.

Para Madeira, nesta fase do Prodetur, é preciso fortalecer a Unidade de Coordenação de Programas do Prodetur Nacional para a realização do trabalho do Prodetur +Turismo. “Porque vai ser necessário apoiar os municípios do estado, orientar empresários no acesso a recursos, na elaboração de projetos e cadastramento desses projetos. Desejo sucesso ao estado de Sergipe, e podem contar com a gente do Ministério do Turismo”, pontuou o coordenador Geral de Planejamento Territorial do MTur.

O secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, explicou que Sergipe foi o segundo estado a receber o Selo, logo após o Rio Grande do Norte. “A gente fez uma matriz com projetos executivos de toda área para melhorar o turismo e gerar emprego diretos e indiretos no nosso estado. Quase R$ 1  bilhão em projetos nessa matriz, incluindo as cidades históricas de Sergipe, que é um estado pequeno, mas é lindo”, reforçou o Manelito.

De acordo com o presidente do Aracaju Convention e Visitors Bureau, Luiz Simões, o Selo é mais uma comprovação Sergipe tem potencial para se consolidar como destino turístico no Brasil. “É mais uma porta que se abre para receber recursos, então é de grande importância para o estado essa distinção que nós recebemos hoje. O selo significa uma abertura de acesso para recursos, para Sergipe ficar com um bom índice de competitividade no cenário nacional e, ao mesmo tempo, é uma responsabilidade para o governo, para o empresariado, para manter esse posicionamento”.

Prodetur+Turismo

O Prodetur +Turismo foi lançado em abril de 2018 e proporciona acesso a crédito para investimentos do setor por meio do BNDES e, mais recentemente, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Ao propor essa nova matriz de intervenções do Prodetur +Turismo, o governo de Sergipe prioriza ações nas áreas de infraestrutura turística, de saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana.

Construindo o Turismo de Sergipe

O projeto ‘Construindo o Turismo de Sergipe’ é uma iniciativa do governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, baseado nas ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Sergipe (Setur/Prodetur). A solenidade contou com a palestra sobre o Prodetur + Turismo, ministrada por Eduardo Madeira, que focou nas diretrizes de linhas de crédito disponíveis para o setor turístico público e privado.

Com informações da ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais