Bênção dos Pães atraí fiéis no dia de Santo Antônio

0

Fiéis particpam de benção do pão (Fotos: Portal Infonet)

Centenas de fiéis participaram na manhã desta quarta-feira, 13, da Bênção dos Pães na igreja do Santo Antônio, localizada na colina do bairro Santo Antônio. Muitos devotos aproveitaram o dia de Santo Antônio para agradecer bençãos alcançada e também para pedir um bom casamento.

Há sete anos a paroquiana Maria Carmem Santos participa da trezena de Santo Antônio e segue a tradição de colocar o pão abençoado na farinha. “Todo ano participo da bênção do pão para que nunca falte alimento na minha casa. Neste dia eu troco o pão do ano passado por um novo, o antigo ralo e misturo na farinha para consumo”, conta.

De acordo com o frei Jonaldo Adelino de Souza, a distribuição de pães aos pobres era um dos atos mais conhecidos de Santo Antônio. “Um exemplo de caridade e muita compaixão para com os pobres. Santo Antônio tinha uma atenção especial com as pessoas humildes, quando pediam esmola ele sempre oferecia o pão. As vezes pegava todo o pão dos freis e doava aos pobres”, explica.

Santo Casamenteiro

Maria José pediu um esposo e Santo Antônio atendeu

Santo Antônio é também conhecido como o santo casamenteiro. Segundo o paroquiano Eduardo Daltro, a tradição surgiu porque naquela época as mulheres precisavam de dotes para realizar o casamento. “As mulheres que não tinha condições de oferecer o dote, Santo Antônio dava um jeito e conseguia pagar os dotes. Por isso, ficou conhecido como santo casamenteiro e até hoje muitas mulheres e homens intercedem ao santo”,conta.

O paroquiano ainda ressalta que homens também procuram a  ajuda do santo para a realização de casamentos. “ Em 2009 um homem com 38 anos nunca tinha namorado e queria muito encontrar alguém. Depois de um ano de devoção conseguiu uma esposa e em agradecimento subiu de joelhos a ladeira da colina”, diz.

Devotos agradecem a intercessão do santo

Já dona Maria José Ferreira está casada há 26 anos fruto de uma promessa feita ao santo. “ Fiquei sozinha seis anos depois que fiquei viúva do meu primeiro casamento, resolvi que queria alguém. Pedir a intercessão de Santo Antônio e hoje estou casada há 26 anos”.  No dia de Santo Antônio dona Maria aproveita para agradecer o bom casamento.

Programação

A igreja ficará aberta durante todo dia para visitação dos fiéis. Confira a programação abaixo das celebrações que acontecerão durante o dia:

Dia 13 de Junho – Igreja do Santo Antônio

Igreja ficará aberta durante o dia inteiro

15h30–  Bênção dos pães e das crianças

18h30-  Missa solene seguida de procissão em honra a Santo Antônio com o arcebispo de Aracaju, Dom José palmeira Lessa.

Comentários