![](https://infonet.com.br/wp-content/uploads/2025/02/oficina_iniciacao_teatral_saocristovao_foto_prefeitura_080225-357x210.jpg)
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), em parceria com o Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe, realizará uma nova oficina de iniciação teatral, dessa vez com o foco nas técnicas de Teatro do Oprimido.
As aulas acontecerão entre 19 de fevereiro e 23 de abril, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, na Biblioteca Municipal Professor Luiz Alberto, localizada no bairro Rosa Elze.
Para mais informações, o público interessado pode contatar a Diretoria de Arte e Cultura, que está disponível através do e-mail fumctur@saocristovao.se.gov.br ou pelo WhatsApp (79) 9 8131-5293. Para se inscrever é só acessar o formulário aqui.
Indicada para pessoas a partir de 16 anos, sem exigência de conhecimento prévio, a atividade será baseada nos procedimentos estéticos e metodológicos do Teatro do Oprimido, idealizado por Augusto Boal, e contará com a disponibilidade de 20 vagas.
Segundo Edvalda Santana, coordenadora da biblioteca, o objetivo é promover a reflexão crítica e a busca por soluções para problemas sociais, a partir de jogos, exercícios e técnicas de improvisação.
“Este projeto propõe apresentar os fundamentos do Teatro do Oprimido a jovens e adultos moradores e estudantes do bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, interessados em explorar o teatro como ferramenta de expressão e transformação social. A oficina será estruturada em encontros semanais, com atividades teóricas e práticas, visando o desenvolvimento da criatividade, da consciência corporal, da comunicação e da análise crítica dos participantes. O foco será sempre a participação ativa e o fortalecimento da autonomia dos envolvidos”, explicou a coordenadora.
A atriz e orientadora da oficina, Érica Martins, reforçou a relevância do projeto para o bairro Rosa Elze e arredores, voltado tanto para atores quanto para não atores interessados em usar o teatro como ferramenta de expressão e transformação social. Ela indicou que os encontros semanais terão atividades práticas e teóricas que promovem criatividade, improvisação, expressão corporal e análise crítica.
“A troca entre a universidade e a comunidade é essencial, ainda mais com o teatro como catalisador. A universidade não é detentora do conhecimento, mas parte de um diálogo em que aprende e contribui. Nesse sentido, a parceria entre a prefeitura e a universidade é muito importante, pois permite a união de esforços e recursos para a realização de projetos como este, que beneficiam a comunidade e promovem a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento”, enfatizou.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B