Biblioteca Clodomir Silva realiza Projeto Livro Vivo

(Foto: Ascom Funcaju)

A partir deste mês de julho, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), realizará mensalmente o projeto intitulado ‘Livro Vivo'. De autoria da atual diretora da Biblioteca, Maria José, o projeto visa explorar as diversas formas de obtenção de conhecimento, seja através dos livros ou de meios digitais como filmes, música e internet.

O primeiro dia do projeto aconteceu nesta quinta-feira, 5, na sede da própria biblioteca. Alunos do 8º e 9º ano do Colégio Estadual General Siqueira puderam aprender um pouco mais sobre o tema deste mês do projeto: a emancipação política de Sergipe, comemorada no próximo domingo, 08 de julho.

Através de documentários e palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a importância da data para os sergipanos e como aconteceu todo o processo político até a separação definitiva de Sergipe da Bahia. Além disso, também ouviram sobre o valor e o orgulho de ser sergipano e sobre a importância de se ter conhecimento histórico do lugar onde se vive.

"Será que nosso aluno lembra o que comemoramos no dia 8 de julho? Muitos com certeza não. É preciso manter vivo na memória deles o que aconteceu nesta data e qual o valor que ela tem para nós sergipanos, para que assim esse conhecimento se perpetue. É preciso incentivar essa sergipanidade, afinal o 8 de julho está para a história de Sergipe assim como o 7 de setembro está para a história do Brasil e isso precisa ser lembrado e louvado", diz o palestrante José Marcos, que é professor de História e técnico em Assuntos Historiográficos de Sergipe  .

Para a diretora da Biblioteca, Maria José, era preciso projetos que aproximassem ainda mais os estudantes que, segundo ela, são o público alvo da instituição. Sejam alunos do ensino infantil, fundamental, médio ou universitário o objetivo era criar projetos que atraíssem a atenção e vontade destes em conhecer a biblioteca e o Projeto Livro Vivo é um deles.

"Estamos muito orgulhosos desse projeto. A Biblioteca Clodomir Silva não foca mais a busca pela formação e pesquisa apenas nos livros. Hoje ela tem uma gama de atividades, é dinâmica, é divertida. Estamos trazendo CDs, documentários e filmes. Também estamos lançando esse mês a nossa Audioteca, que promove acesso ao usuário da 3ª idade e deficiente visual e o Telecentro, onde o usuário pode fazer sua pesquisa através da internet. Estamos com um leque muito grande de atividades e esperamos um público cada vez maior conhecendo mais nossa biblioteca", diz a diretora.

Já o professor de Geografia, Alexandre do Rosário, parabeniza a Biblioteca e diz que projetos como esse precisam ser incentivados. "A Biblioteca Clodomir Silva sempre nos surpreende. Nossa parceria já é de longa data e a cada visita sempre nos deparamos com boas surpresas como a do Projeto Livro Vivo. Aqui nossos alunos podem sair da sala de aula e, através de outros recursos didáticos, adquirir informações importantes. A Biblioteca está realmente de parabéns", finaliza o professor.

Fonte: Ascom PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais