A Biblioteca Pública Epifânio Dória completa na próxima segunda-feira, 16, 160 anos. A programação comemorativa contará com abertura da exposição ‘Biblioteca Pública: 160 anos de trajetória’, às 18h; seguida da apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Sergipe, às 19h. Após a apresentação do Quinteto será proferida a palestra ‘A Biblioteca Pública: uma trajetória histórica’, pelo jornalista e pesquisador Luiz Antonio Barreto.
Às 20h será realizada uma reunião para a criação da Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Epifânio Dória, uma associação que irá buscar meios para melhorar as condições atuais da instituição, que tem acervo defasado e problemas na estrutura.
Na terça-feira, 17, prossegue a programação comemorativa com um ciclo de palestras a partir das 9h na Sala Antônio Carlos Plech (Auditório da Biblioteca). Os palestrantes serão o acadêmico José Anderson Nascimento e os escritores Jackson da Silva Lima e Gilfrancisco, eles abordarão o tema ‘A Importância da Biblioteca para a Sociedade’.
Conquistas
Apesar das dificuldades enfrentadas pela biblioteca nos últimos anos, no final do mês de maio a direção da instituição recebeu uma boa notícia: a destinação de R$ 100 mil para viabilizar a informatização do acervo.
A verba dará para iniciar o processo de modernização da biblioteca que terá 30% do acervo catalogado digitalmente. A instituição conta hoje com quase 300 mil obras. O recurso foi conseguido através de emenda do deputado federal Iran Barbosa (PT) ao Orçamento da União.