Biblioteca Epifânio Dória traz projeto Cordel na Escola

O projeto é ministrado pela coordenadora Izabel Nascimento (Foto: Secult)

Com o objetivo de expandir os saberes sobre a literatura de cordel, a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), recebeu nesta quinta-feira, 2, o projeto “Cordel na Escola”. Desenvolvido por professores e alunos da Escola João Marinho Filho, do município de Santo Amaro das Brotas, o projeto visa despertar a criatividade nas crianças e jovens da instituição.

Ministrado pela coordenadora da Sala de Cultura Popular e cordelista, Izabel Nascimento, o encontro contou ainda com a participação dos alunos dos colégios Albano Franco e Ofenízia Freire, que lotaram o auditório da Biblioteca Pública. Na ocasião, os alunos ainda puderam conhecer dois importantes cordelistas sergipanos: Pedro Amaro do Nascimento e Ana Santana.

Para Izabel, a Biblioteca Epifânio Dória é um espaço de conhecimento, e esse conhecimento que aborda a cultura popular está sendo bem trabalhado em algumas escolas públicas, por isso é importante esse diálogo. “Trazer um projeto bem feito por uma escola do interior é uma forma de dar visibilidade e incentivar outros jovens a realizar projetos como este, que são simples, mas que possuem muita qualidade”, declarou.

Idealizadoras do projeto, as professoras Ivoneide Santos e Maria Edilene, acreditam que através do ‘Cordel na Escola’, os alunos têm conseguido aguçar sua criatividade, além de aprender sobre diversos assuntos de uma forma diferenciada. “Nós resolvemos trabalhar com a literatura de cordel devido a sua importância, já que ela é um dos símbolos mais significativos da cultura nordestina”, explicou Maria Edilene. “Em Sergipe existem cordelistas muito importantes, esse projeto é uma forma de apresentar para os nossos alunos um pouco da história desses cordelistas”, acrescentou Ivoneide.

Acompanhando as turmas do Colégio Albano Franco, o professor de inglês Felipe Malafaia diz ser fundamental trabalhar a literatura de cordel nas escolas. “O cordel tem a cara do Nordeste, e é importante que num momento onde a cultura está cada vez mais modernizada e banalizada, as crianças e adolescentes tenham contato com essa cultura que é tão importante”, enfatizou.

O cordelista Pedro Amaro considera fundamental que as escolas discutam e apresentem projetos que valorizem a cultura popular. “Foi uma manhã muito proveitosa. Através do cordel eles puderam obter mais conhecimento e assim vão poder espalhar esse conhecimento por outros locais”, finalizou.

Fonte: Secult

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