Biblioteca Ivone de Menezes promove roda sobre folcloristas

Evento levará aos idosos que fazem parte do Asilo Rio Branco informações sobre personalidades sergipanas que contribuíram para os estudos sobre o folclore brasileiro. (Foto: Funcaju)

No mês em que se comemora o Dia do Folclore, a Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promove a roda de conversa “Memoráveis Sergipanos: conhecendo os folcloristas Sílvio Romero e Márcio Cabral”, nesta quarta-feira, 31, às 14h30, no Asilo Rio Branco.

O evento levará aos idosos que fazem parte do Asilo Rio Branco informações sobre personalidades sergipanas que contribuíram para os estudos sobre o folclore brasileiro, tanto a nível local, como Mário Cabral, quanto a nível nacional, a exemplo de Sílvio Romero.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, “a roda de conversa é mais uma das ações que a Biblioteca Ivone de Menezes realiza na diversificação de suas atividades, aquilo que temos chamado de ressignificação. No caso, trazendo mais um projeto na área da literatura, especialmente abordando os sergipanos Silvio Romero e Mário Cabral. Fico muito feliz porque são ações que estão encontrando cada vez mais a adesão da comunidade.”

Para a coordenadora da Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, Verônica Cardoso, a roda de conversa é de grande relevância, principalmente para o público contemplado. “Além de levar informações sobre as contribuições de Sílvio Romero, que foi o primeiro folclorista do Brasil, e Mário Cabral, teremos um bate-papo com os idosos do Asilo, que irão relatar como era a vivência deles nessas práticas. Levaremos livros, também, para que desperte o interesse à leitura”, explica Verônica.

Os folcloristas

Sílvio Romero (1851-1914) foi historiador da literatura brasileira e folclorista, sendo membro da Academia Brasileira de Letras, além do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Publicou várias obras, tanto de estudos acadêmicos a poemas e perfis políticos.

Márcio Cabral (1914-2009) foi folclorista, crítico literário, romancista e o último Prefeito de Aracaju, por nomeação, em 1952. Trabalhou o folclore infantil, destacando as brincadeiras da cultura popular aracajuana. Algumas das suas obras literárias são: Cidade morta (poesia); Critica e Folclore e Espelho do Tempo (memórias).

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais