Biblioteca Ivone de Menezes realiza oficina de cocar

0

(Foto: Ascom Prefeitura de Aracaju)

A Biblioteca Ivone de Menezes Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), realizou na manhã desta sexta-feira, 13, uma oficina de cocar indígena, para discutir a importância de datas comemorativas, a exemplo do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, e também o Dia Índio, no dia 19 deste mês. O trabalho contou com a participação de cerca de 20 alunos, entre 8 e 10 anos de idade, todos de uma escola da rede particular de ensino.

"Esse tipo de iniciativa dá autonomia às crianças para que no Dia do Índio eles mesmos possam fazer seus cocares, seja com qualquer tipo de material, estimulando a parte lúdica, a criatividade e dando liberdade para que as crianças possam fazer as suas próprias criações", afirma a diretora da Biblioteca Ivone de Menezes, Maria José Lima.

Materiais como cartolina, penas, E.V.A. além de diversos tecidos, foram disponibilizados pela biblioteca para que as crianças pudessem soltar a imaginação e confeccionar os objetos da melhor forma possível. "Achei ótima a iniciativa da Ivone de Menezes, espaço voltado para leitura, promover este tipo de iniciativa que estimular o raciocínio lógico, e claro, a criatividade das crianças. Gostei muito dessa interação entre a biblioteca e a comunidade", parabenizou a professora Edinari Rodrigues.

As crianças, principais beneficiadas com a oficina, não esconderam a felicidade em ter participado da atividade. É o que afirma a estudante de 9 anos,  Ivy Beatriz. "Adoro vir para biblioteca para ler, mas estou achando muito divertido fazer estes cocares. Enfeitei o meu todo e deixei ele do jeitinho que eu gosto", afirma. "Primeiro, fiz o molde do cocar do tamanho da minha cabeça, depois usei minha criatividade e enfeitei com algumas pedrinhas e bastante penas para ficar parecido com o dos índios", revela o estudante Ícaro Maurício, 8 anos.

A biblioteca

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, localizada na Praça Major Edeltrudes Teles, s/n, conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone (79) 3179-6411.

Fonte: AAN

Comentários