Biblioteca Pública Epifânio: projeto Cdi nas Bibliotecas

(Foto: Ascom Secult)

A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) foi selecionada no edital 2015 para Bibliotecas Públicas no Comitê para a Democratização da Informática (CDI), organização social que desde 1995 usa a tecnologia para transformação social no Brasil e no mundo. Quatro bibliotecas em Sergipe foram beneficiadas, sendo o Estado de maior representatividade na região Nordeste. Dentre elas a Biblioteca Pública Epifânio Dória, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, além das Bibliotecas Públicas Monsenhor Silveira (Estância), Biblioteca Pública Municipal Francisco Barreto do Rosário (Tobias Barreto) e Biblioteca Pública Municipal Florival de Oliveira (Itabaiana). Em todo o Brasil foram beneficiadas 50 bibliotecas públicas.

A Seleção
O programa é uma parceria estratégica com a The Bill & Melinda Gates Foundation com duração de dois anos e visa ajudar líderes e profissionais de bibliotecas a integrar ideias e serviços inovadores nesses espaços em resposta à evolução das necessidades de suas comunidades. Foram selecionadas bibliotecas públicas municipais e estaduais, com dados registrados no Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas localizadas em municípios com, no mínimo, 30 mil habitantes. Além disso, era preciso ter pelo menos um funcionário efetivo formado em Biblioteconomia e espaço para comportar o programa.

Cada uma das selecionadas receberá a doação de 10 computadores, que serão disponibilizados como equipamento de busca e pesquisa, além de viabilizar a oferta de cursos de formação aos usuários da biblioteca.  “A ideia do projeto é renovar a estrutura das bibliotecas públicas, para torná-las em locais mais atrativos, aumentando o volume de usuários”, explicou Paula Silva, coordenadora do programa.

Treinamento

A partir desta seleção, aconteceu, em Salvador, o primeiro encontro presencial dos representantes das bibliotecas para conhecer um pouco mais sobre o projeto que tem como objetivo fomentar a criação de um ambiente de inovacão nas bibliotecas que seja referência para ampliar o acesso à leitura e ao conhecimento; Contribuir na formacão dos bibliotecários e profissionais que atuam na biblioteca para maior integracão de tecnologia em suas atividades entre outros.

A Bibliotecária Claudia Stocker, responsável pela implantação do Programa na Biblioteca Pública Epifânio Dória, juntamente com o Técnico de TI da Secretaria de Estado da Cultura, Edelvan Santana, estiveram presentes no primeiro treinamento.  e em breve, as demais etapas do projeto iniciarão em Sergipe.

Segundo Claudia, “o projeto é inovador e tem como palavra-chave RECODE, ou seja, reprogramar e transformar as bibliotecas públicas em espaços de acesso à informação, educação e mobilização comunitária através da tecnologia e cidadania, reconhecendo desta forma, os problemas sociais existentes na comunidade”. Além disso, a bibliotecária também enfatizou que o projeto irá colaborar para ampliar a liderança das bibliotecas públicas em suas comunidades, gerando histórias de sucesso e também, criando redes de colaboração e empoderamento entre bibliotecários, comunidade e poder público.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais