Encontro promoveu oficinas e diálogos entre instituições (Fotos: Fabiana Costa/Secult) |
Representantes de mais de quarenta bibliotecas sergipanas compareceram ao VII Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, realizado nesta quinta-feira, 9, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), em Aracaju. O evento ocorreu pela manhã e à tarde e fez parte das celebrações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca promovidas pela BPED.
No período da manhã, os participantes ouviram o relato das ações, projetos e perspectivas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, assistiram a uma palestra sobre idéias para promover bibliotecas e puderam trocar experiências em uma sessão de relatos aberta ao público. À tarde, foram realizadas oficinas sobre preservação histórica e produção de fantoches e brinquedos educativos.
A diretora da Epifânio Dória, Mirian Elorza, explicou que os encontros geralmente têm edições semestrais, e os que são realizados no segundo semestre, como o desta quinta-feira, também servem para fazer um balanço de atividades. “A gente promove uma troca de experiências, uma conversa. Damos algumas pinceladas sobre os eventos que aconteceram, principalmente os projetos que vieram da Fundação Biblioteca Nacional, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Também falamos sobre o que a gente promoveu aqui através da Secretaria de Estado da Cultura”, esclareceu.
Diretora da Epifânio Dória, Mirian Elorza |
Intercâmbio
De acordo com Elorza, a função do encontro é fortalecer o sistema de bibliotecas sergipano através do diálogo e do intercâmbio de ideias. “As bibliotecas têm o objetivo de levar de forma ampla e irrestrita a informação, a cultura, o lazer. Só que cada biblioteca tem suas particularidades e problemas, seus erros e acertos. Quando a gente se une nesse tipo de evento e começa a trocar experiências, a gente cresce muito”, afirmou.
Um dos pontos abordados durante o evento foi o Bibliotecas em Rede, ação desenvolvida pela Universidade Federal de São Carlos que escolheu seis instituições de Sergipe para participar de um projeto piloto que visa conectar ainda mais os saberes das bibliotecas.
Estagiária da Epifânio Dória e universitária do curso de Biblioteconomia, Anaise de Santana avaliou positivamente o ambiente de trocas e aprendizado que o encontro propõe. “As bibliotecas se juntam, entendem um pouco o que é o projeto Bibliotecas em Rede, vê os projetos que são desenvolvidos aqui pela Secretaria da Cultura. Para mim, acho muito válido porque alinha a teoria da universidade com a prática do dia-a-dia das bibliotecas”, disse a estudante.
“É muito proveitoso”, concordou Maria Izabel de Sousa, auxiliar do acervo geral da biblioteca aracajuana Ivone de Menezes Vieira. “Aqui a gente vê coisas que a gente não via lá. Lá geralmente não tem alguém que saiba contar contos, e aqui estamos vendo na oficina”, exemplificou.
Camões
Além de realizar o Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, a BPED preparou uma mostra que também participa das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Do dia 6 até 31 de outubro, está disponível a exposição ‘Camões’, que celebra o poeta português Luís de Camões com 38 paineis sobre o contexto de sua vida e obra.
“É uma fotobiografia de Camões. Como fala também dos ‘Lusíadas’, também conta muito da história do povo português. Não tem como desvincular”, detalhou Mirian Elorza, acrescentando se tratar de um trabalho feito em comemoração aos Descobrimentos Portugueses. De acordo com Elorza, com o tributo ao autor também se homenageia o Dia do Poeta, celebrado de forma extraoficial no mês de outubro nos dia 4, internacionalmente, e 20, nacionalmente.
Fonte: Ascom/Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B