Bibliotecas promovem ações voltadas para as crianças

(Foto: Ascom Secult)

Na semana que antecede o Dia das Crianças a Biblioteca Infantil Aglaé Fontes Alencar (Biafa) e a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) têm promovido diversas ações para o desenvolvimento do saber cultural dos pequenos. Na manhã desta sexta-feira, 9, as unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) receberam crianças de duas escolas sergipanas.

A Biblioteca Infantil retornou com o Projeto 1,2,3…Era Uma Vez, que teve como tema “Histórias que os Bichos Contam”. Segundo a diretora da Biafa, Cláudia Stocker, o mês de outubro é a época do ano onde a Biblioteca desenvolve mais atividades, recebendo até mil crianças nesse período. “Todas as ações desse mês são voltadas para o lazer das crianças, desenvolvendo atividades como oficinas, teatro, contações de histórias e recebemos também diversos convidados para compor essa programação”, explicou.

Encantados com a contação, os alunos da Escola Maria Clara Machado permaneceram atentos às histórias contadas pela própria equipe da Biblioteca Infantil. Para a coordenadora pedagógica, Idébora Carvalho, as ações desenvolvidas pela Biafa são importantes por fazer com que a criançada sonhe e viaje no mundo da imaginação. “As crianças na faixa etária da educação infantil precisam trazer a fantasia para o seu dia a dia, e a contação de histórias é muito importante nesse sentido. Ao levá-las para fora do ambiente escolar elas conseguem ter acesso a um aprendizado diferente da rotina da sala de aula, além de conhecer o riquíssimo espaço que a Biblioteca dispõe”, contou.

Vindos do município de Maruim, os alunos da Escola Municipal Vereador José Marques de Araújo fizeram uma visita à Sala de Cultura Popular, que faz parte da Biblioteca Pública Epifânio Dória. Recebidos pela diretora da sala, Izabel Nascimento, as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura do cordel, além de participar de atividades de incentivo à cultura. “Nós aproveitamos essa visita deles à Sala de Cultura Popular para apresentar os outros espaços da Biblioteca, e contribuir com a formação de novos leitores”, relatou Izabel.

Para a professora Verene Maria, a visita à Sala de Cultura Popular dá uma nova vivência para os alunos, por aprenderem na prática, o conhecimento que os professores aplicam em sala de aula. “É muito bom que eles vejam de outra forma o que ensinamos na escola, eles também podem levar outros conhecimentos para a vida”.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais