Bloco da Prevenção se prepara para desfilar na avenida

O Bloco da Prevenção é mais uma grande atração da noite de abertura do Pré-Caju 2005. O bloco existe há 11 anos cujo intuito é divulgar os cuidados para prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente, em evento como esse que conta com a participação de milhares de pessoas. Para falar um pouco sobre ele, o médico e coordenador do bloco, Almir Santana, concedeu uma entrevista ao Portal InfoNet.

PORTAL INFONET- Como surgiu a idéia de criar o bloco da prevenção?
ALMIR SANTANA-  Houve a necessidade de aproveitar o momento, uma concentração muito grande de indivíduos para a divulgação do nosso trabalho de prevenção. Não é que o número de pessoas contagiadas aumente em festas populares, como prévias carnavalescas ou o próprio carnaval, mas as aproveitamos para passar as informações aos que vêm se divertir. E a única forma disto ocorrer é estando dentro da própria festa, participando dela.

INFONET- O primeiro ano do bloco da prevenção contou apenas com 50 pessoas que desfilaram em uma estrutura improvisada. Em 2004, já foram 800 foliões que seguiram o trio Badauê, puxado por Cid Natureza. O que proporcionou este crescimento?
AS- As pessoas têm gostado do bloco. Houve apoios também de Secretarias do Estado, empresas já apoiaram. Mas o crescimento é mais uma cobrança das pessoas porque eu, pessoalmente, não tenho muito interesse que ele fique com 3, 4 mil pessoas, já que a função dele não é esta e sim passar a informação na avenida.

INFONET- Quem é o público que sai no Bloco da Prevenção?
AS- O bloco tem a característica de contar com um grande número de profissionais da saúde ou de voluntários que estão ligados à luta contra a Aids. E ele tem esta função de envolver as pessoas em torno desta causa também.

INFONET- E como será a estrutura do bloco neste Pré-Caju 2005?
AS- Ele sai como um bloco comum, com carro de apoio, trio, ambulância e banda. Estamos fechando ainda nesta semana a banda. Tem outra coisa: a gente sempre pede para o cantor ou para a banda, durante o show, falar mensagens sobre a prevenção.

INFONET- A divulgação do bloco é feita de forma muito criativa. Ano passado ocorreu sorteio de brindes, distribuição de condutores urinários, que facilita a vida das mulheres quando estas vão ao banheiro, e de camisinhas femininas. Este ano, quais serão as novidades?
AS- Vamos, provavelmente, repetir a distribuição do condutor urinário, que teve um sucesso muito grande. Chegamos a repassar algumas caixas do condutor para o carnaval do Rio de Janeiro. Temos mais algumas coisas que serão surpresa, mas posso adiantar que estão todas ligadas à prevenção.

INFONET- Qual a estimativa de público para o desfile e como as pessoas podem fazer para adquirir o kit?
AS- Temos uma previsão de 800 a 1000 pessoas. Qualquer pessoa pode adquirir o kit. Ano passado, a taxa foi de R$ 10. É um valor simbólico usado não só para custear algumas despesas, mas também ajudar no tratamento de portadores do vírus.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais