![]() |
Luciana Aguilar e um dos seus animais de estimação (Fotos: Monique Garcez/ Portal Infonet) |
Eternizar momentos de animais de estimação com seus donos. Essa é a função da fotógrafa Luciana Aguilar, que dedica seu tempo à realização de ensaios fotográficos dos bichos junto com quem os cria, na tentativa de registrar o carinho existente entre eles.
“Gosto de transmitir o vínculo entre eles, e mostrar o que essa relação representa. Quero que a pessoa pegue uma foto daqui a 10 anos e se emocione. Em meu trabalho, o que desejo vender é o sentimento”, revela Luciana.
Ensaio
A fotógrafa, que também é design de interiores, conta que para que o ensaio fique pronto, são necessárias algumas etapas. E a primeira delas é a aproximação com o animal que será fotografado. “Conhecer não só o bicho, como também o vínculo entre ele e seu dono, é o primeiro passo. Tenho que ganhar a confiança do animal e entender sua personalidade”, conta.
Luciana ainda destaca que, apesar de o ensaio fotográfico ter duração de duas horas, seu trabalho com cada cliente sempre tem uma extensão de tempo maior, pois seu contato com eles começa antes do dia em que as fotos são tiradas.
Em seu trabalho, além da interação prévia com contratantes e animais, a fotógrafa se preocupa com questões como cenografia, horário e local onde as fotos serão tiradas. “Sempre faço ensaios externos, seja de manhã logo cedo ou depois das 16h, e gosto muito de fotografar na praia, no parque da Sementeira ou no dos Cajueiros”, acrescenta.
Fotos
![]() |
Luciana conta que gosta de registrar fotos espontâneas |
Com relação às imagens, para Luciana elas devem ser totalmente espontâneas. “Gosto disso, porém muitas das minhas fotos acabam se tornando retratos, pois algumas pessoas posam”. Questionada se é difícil fotografar os animais, Aguilar destaca que registrar os momentos das pessoas é mais complicado, pois elas tentam representar.
“Às vezes o animal está fazendo algo natural, e seu dono tenta frear sua ação. Acredito que para dar magia a foto, o bicho tem que estar inteiramente integrado e confortável”, defende a design de interiores.
Desafios
A respeito dos desafios da profissão, Luciana ressalta que o primeiro ponto chave do seu trabalho é ter que lidar com a personalidade de cada bicho. Além disso, ela destaca que, cada ensaio seu tem uma impressão e um feeling diferente. “Ainda sobre o ensaio, confesso que é difícil fazer fotos de animais soltos e sem coleira, pois eles são curiosos”, relata.
Almejando novas experiências, Luciana revela que ainda não fotografou gatos, e conta que eles são mais ariscos. Porém, ela afirma que já agendou um ensaio com um gato e o seu dono para a próxima semana. “Além de gatos, pretendo registrar imagens de cavalos também”, afirma.
Trabalho
Todo o ensaio, incluindo as duas horas de fotos e as 30 imagens editadas, custam R$ 600. As imagens são entregues em CD, e o contratante pode escolher as fotos entre as 150 ou 180 imagens que Aguilar registra em cada ocasião.
“Todo o meu trabalho é personalizado, de modo que entrego as fotos com a marca do meu trabalho, e ainda dou para meus clientes uma camisa com a logomarca e uns mimos para seus bichinhos”, acrescenta a fotógrafa.
Quem quiser entrar em contato com Luciana para conhecer um pouco mais do seu trabalho pode ligar para o telefone (79) 9193-3000.
Por Monique Garcez e Raquel Almeida
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B