Caldeirão será atração durante mês da consciência negra

(Foto: Assessoria de Comunicação)

Em celebração ao mês da consciência negra e a nossa ancestralidade, o Instituto Banese, o Banese Card e a Banese Corretora de Seguros promovem o “Caldeirão Cultural” no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda. Uma ação educativa que tem como objetivo reavivar a memória acerca dos valores que traduzem quem somos, através de mediações e brincadeiras que dialogarão sobre memória, respeito, história, costumes, a sabedoria e feitos de homens e mulheres sergipanos, nordestinos, brasileiros que se orgulham da pertença identitária vinda das contribuições étnicas africanas.

As atividades acontecerão nos dias 15, 17, 22 e 24 de novembro, no período da manhã a partir das 10h e pela tarde a partir das 14h. De forma bem dinâmica e interativa, o Caldeirão Cultural contará com três atividades educativas específicas: uma mediação especial, o “jogo da memória caldeirão cultural” e um jogo de tabuleiro africano, o “shisima”. As brincadeiras serão abertas para grupos agendados e espontâneos, professores e alunos da rede privada e pública de ensino.

A primeira ação será a “Mediação Especial – Cultura Afro-Brasileira e Afro-Sergipana”, que usará o acervo permanente do Museu da Gente Sergipana para dar as primeiras exemplificações acerca dos conhecimentos herdados dos povos africanos e que delineiam a identidade dos sergipanos. Então, essa atividade evidenciará os nossos lugares, nossas danças, as músicas, festas, fábulas, gastronomias e as nossas pessoas, com destaque para herói negro sergipano João Mulungu, a dona Nadir da Mussuca e o militante do movimento negro em Sergipe, Severo D’Acelino e o João Sapateiro. Esses se juntarão aos personagens sergipanos já existentes na instalação “Nossos Cabras”.

Após a mediação especial, os visitantes serão convidados a participar do jogo da memória “Caldeirão Cultural: tempero e saberes herdados da cultura negra”. Nesta brincadeira serão destacados aspectos da nossa gastronomia e como ela se interlaça por manifestações. Deste modo, a feijoada sergipana será o destaque, por ser prato tão tradicional brasileiro que no Estado, recebe ingredientes bem particulares, próprio da região que representa. Como exemplo, terá a festa do Lambe-sujos e Caboclinhos, na qual os seus integrantes tradicionamente recolhem os ingradientes juntos aos populares (feirantes do Mercado Municipal de Laranjeiras para a cocção da feijoada sergipana.

O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju. Para mais informações, entrar em contato através do telefone (79) 3218-1551.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais