Campanha de conscientização no trânsito para festejos juninos

Como todo ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está fazendo um trabalho de conscientização com os condutores no período junino. Intitulada “Campanha São João 2005” a mobilização iniciou no dia 9 de junho no município de Rosário do Catete e vai terminar somente no último dia do mês. “Fora a capital, são 16 municípios onde estaremos trabalhando em parceria com a CPRV e a Federal fazendo um trabalho educativo nas estradas”, disse o assessor de comunicação do Detran/SE, André Machado.

Ele informou que o Detran faz um trabalho educativo nestes municípios, lembrando que as pessoas devem respeitar os limites de velocidade e todos os cuidados necessários para se dirigir numa BR a fim de prevenir os acidentes de trânsito. “Eles distribuem os panfletos e conversam com as pessoas sobre os cuidados”, disse André Machado, revelando que somente a presença dos policiais nas cidades inibem bastante o exagero do condutor.

São diversos os tipos de panfletos entregues aos motoristas, entre eles os que alertam sobre a mistura entre direção e álcool, as condições do veículo e documentação, ciclovia, a importância do cinto de segurança e do capacete para motociclistas, a preocupação que se deve ter com o pedestre e também os seus deveres, um resumo do código de trânsito e também as explicações sobre apreensões do veículo, valores de multas, pontos na carteira e dos casos de haver a necessidade do condutor ser detido.

O cronograma de fiscalização para este ano foi dividido nas seguintes datas:
Laranjeiras – 10 de junho
Monte Alegre – 12 de junho
Rosário do Catete – dias 9 e 11 de junho
Neópolis – 13 de junho
Cedro de São João- 14 de junho
São Cristóvão – 16 de junho
Estância – dias 15, 21 e 22 de junho
Riachuelo- 18 de junho
Japaratuba – 20 de junho
Itaporanga D’Ájuda – 17 e 29 de junho
Santo Amaro das Brotas – 19 de junho
Carmópolis – dia 23 de junho
Areia Branca – dias 24 e 26 de junho
Nossa Senhora do Socorro – 25 e 27 de junho
Santa Luzia do Itanhy – 28 de junho
Capela – 30 de junho

CAPITAL – André machado explicou que em Aracaju as campanhas são feitas o ano inteiro. “São seis operações diárias do Detran juntamente com o CPTran e uma vez por semana é escolhida a “madrugada segura”, quando os policiais escolhem um local e o dia da semana para fazer este trabalho também durante toda a madrugada para fiscalizar, conscientizar e se for necessário autuar”, disse ele, acrescentando que muitas vezes nestas  campanhas na cidade trabalham juntamente com os policiais grupos de adolescentes do projeto “Reeducando o trânsito”, que tem como parceira a Fundação Renascer.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais