Percorrer as diferentes estéticas cinematográficas através do uso da montagem. É com este objetivo que o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE), realiza em Sergipe, de 12 a 16 de julho, o curso de Montagem Cinematográfica. Núcleo Digital Orlando Vieira/Foto: Silvio Rocha
Pra tal, conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio do Núcleo Digital Orlando Vieira, Aracaju-SE | Programa Olhar Brasil e apoio do Sebrae- SE, da Fundação Aperipê e Associação de Brasileira de Documentaristas, secção Sergipe (ABD/SE).
A proposta primordial é fornecer um olhar crítico quanto à estética da montagem empregada nas diferentes formas narrativas, capacitando os alunos a criarem seus próprios discursos na abordagem de seus futuros trabalhos de montagem em cinema.
O curso é gratuito e será ministrado pela professora de Montagem Cinematográfica, Edição Digital e História do Cinema Brasileiro, Virgínia Flores. Serão oferecidas vinte vagas para profissionais de edição, direção e direção de fotografia, bem como para estudantes e professores de Comunicação Social. Dez vagas são pré-reservadas para participantes do interior do Estado, que serão preenchidas através dos mesmos processos de inscrição e seleção.
Os candidatos deverão enviar um breve currículo com carta de intenções, descrevendo o porquê da motivação do curso, para o e-mail divulgacao.npdov@gmail.com, impreterivelmente, até a meia noite do dia 21 de junho. O curso acontecerá na sede do Núcleo, que fica na rua Lagarto, 2161, Salgado Filho, das 17h às 22h. A freqüência mínima do aluno para obter o certificado, que é emitido pelo CANNE, é de 80%. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de julho no blog npdorlandovieira-aju.blogspot.com e e-mail dos candidatos selecionados.
Virgínia Flores
É Professora de Montagem Cinematográfica, Edição Digital e História do Cinema Brasileiro. Montadora e editora de som, destacando as seguintes obras: “NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR” de Jorge Duran (2010), “A ERVA DO RATO” direção Júlio Bressane (2008), “NOME PRÓPRIO” direção Murilo Sales (2007), “O HOMEM QUE ENFRENTOU O DIABO” direção Moacyr Góes (2007), “CLEÓPATRA” direção Júlio Bressane (2006), ARIDO MOVIE” dirigido por Lírio Ferreira (2005), “FILME DE AMOR” direção Júlio Bressane (2002), “DIAS DE NIETZSCHE EM TURIM” direção por Júlio Bressane (2001) E “PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO” direção Sandra Werneck (Prêmio de Melhor Montagem no 29º Festival de Cinema de Brasília).
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B