![]() |
Dominguinhos em apresentação no Forró Caju 2012 (Foto: Portal Infonet/Eduardo Oliva) |
O saudoso sanfoneiro Dominguinhos faleceu nesta terça-feira, 23, às 18h, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o último dia 13 de janeiro de 2013. O cantor, que tem diabetes, travava uma batalha há seis anos contra um câncer de pulmão. Dominguinhos foi internado no dia 17 de dezembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronariana do Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, área central do Recife, de onde seguiu para tratamento em São Paulo.
Em Sergipe, o compositor participou intensamente do Forró Caju. A bordo do instrumento que o consagrou, Dominguinhos traduzia em suas canções o que mais sabe fazer que é cantar e encantar a todos com a sua simplicidade, alegria e levar o autêntico forró pé de serra aos quatro cantos do país. Músicas como “De volta ao meu aconchego”, “Eu Só Quero Um Xodó”, “Numa Sala de Reboco”, “Nem se Despediu de Mim” e “Minha vida é andar por esse País” são alguns dos inúmeros sucessos que encantaram os ouvidos e corações de todo povo sertanejo.
Em 2008, o pernambucano foi o grande homenageado do VII Fórum do Forró tendo como slogan “O Forró de Dominguinhos. O discípulo inovou a arte do mestre” realizada no teatro Tobias Barreto. Antes mesmo de subir ao palco, Dominguinhos fez questão de conversar com a equipe do Portal Infonet sobre a sensação de ser o ilustre da noite. “Fico meio pensativo. Toda vez que começam a fazer muita homenagem à gente pensa que está no fim, que está parando. Mas acho que não é verdade. Graças a Deus eu estou podendo tocar minha sanfona. Um instrumento com treze quilos só toca quem tem saúde, disposição e vontade”.
Prêmios
Com mais de 50 anos de carreira, Dominguinhos foi premiado dentro e fora do país. Em 2002 foi agraciado com o Grammy Latino com o CD “Chegando de Mansinho". Prêmio Shell de Música 2010, e o Prêmio Tim de Música Brasileira 2008 também fez parte do currículo do herdeiro artístico de Luiz Gonzaga.
Carreira
Natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos. Em 1954, ele conheceu Luiz Gonzaga quando foi ao Rio de Janeiro e ganhou do Rei do Baião uma sanfona de presente passando a fazer parte da vida do mestre, mas foi em 1956 que ele gravou o seu primeiro CD com o saudoso Rei do Baião.
Homenagens
Considerado um dos maiores nomes da música nordestina e referência no quesito festejos juninos, Dominguinhos foi o grande homenageado do Hotsite São João do Portal Infonet de 2013. Sergipanos e artistas que passaram pelos palcos do forró Caju 2013 lamentaram sua ausência nos festejos.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B