“Cantos do Brasil” faz uma viagem musical pelo país

Evento acontece dia 14 (Foto: Secult)

Em concerto denominado “Cantos do Brasil”, a Orquestra Sinfônica de Sergipe trará ao seu público mais um repertório inteiramente dedicado à música brasileira. Com um repertório eclético, que transita desde a música popular da bossa-nova e Bahia, passa pelo movimento armorial de Pernambuco e culmina em renomadas obras do repertório clássico orquestral, como as Bachianas Brasileiras nº4, de Villa-Lobos e o Batuque, de Lorenzo Fernandez. O concerto será no próximo dia 14 de julho, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, sob a regência de Guilherme Mannis,

Completa o programa a execução, de forma inédita em Aracaju, do ciclo de canções orquestrais denominado “Saudades do Brasil”, composto pelo francês DariusMilhaud (1892-1974). Os ingressos, a preços populares, já estão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Tobias Barreto. A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre o concerto, o maestro Guilherme Mannis, falou um pouco sobre a miscelânea que é o Brasil. “Diferentes culturas, diferentes etnias, diferentes paisagens. Assim é o Brasil. Sua arte, como reflexo desta pluralidade, não poderia ser diferente; trata-se de um caleidoscópio de estilos, cores, e formas de se pensar a vida.” A apresentação abordará muitas manifestações musicais, dos mais variados estados e estilos.

Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro

Em relação ao estado de Pernambuco, o Movimento Armorial, que foi uma iniciativa surgida na década de 80, de se criar música clássica a partir da cultura popular nordestina, estará representado pelo compositor Capiba e BennyWolkoff. Já o arranjador Welligton das Mercês, que gentilmente cedeu duas grandes obras de sua produção à Orsse, foi o mentor de duas séries de orquestrações, uma das quais é dedicada à música baiana (obras de Dorival Caymmi, Toquinho, Vinícius de Morais e Ary Barroso), e a outra, inspirada na bossa nova carioca: uma trilogia dedicada ao maestro brasileiro Antonio Carlos Jobim (1927-1994).
Em relação às três obras finais do programa, o movimento inicial das Bachianas Brasileiras nº4, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), talvez seja a peça de cordas brasileira mais conhecida em todo o repertório sinfônico. Já as “Saudades do Brasil”, compostas por Milhaud em 1920, tratam-se da visão de um francês sobre nossa música e nossa estética artística. Adido cultural da França no início do século XX, na capital do Rio de Janeiro, o compositor ficou deslumbrado com a efervescência cultural daquela cidade, e, após deixar sua missão diplomática compôs este ciclo de canções, cada qual com supostas reminiscências musicais de um bairro distinto da cidade. Finaliza o programa o Batuque, de Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948), uma das peças brasileiras mais tocadas pela Filarmônica de Nova York sob a regência de Leonard Bernstein.

Ficha técnica
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Série Mangabeiras – Cantos do Brasil
Teatro Tobias Barreto
14 de julho de 2016, quinta-feira, 20h30

Guilherme MANNIS, regente

Wellington das MERCÊS
Salve Salvador
– Coqueiro de Itapoã (Dorival Caymmi)
– Tarde em Itapoã (Toquinho e Vinícius de Morais)
– Na baixa do sapateiro (Ary Barroso)
Benny WOLKOFF e Henrique ANNES
Mandacaru
CAPIBA (Louranço da Fonseca BARBOSA)
Sem lei nem rei
Wellington das MERCÊS
Bossanovística – Trilogia sobre Antonio Carlos Jobim
– Dindi
– Falando de amor
– Insensatez
Heitor VILLA-LOBOS
Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº4
Darius MILHAUD
Saudades do Brasil, op.67, suíte de danças
1.    Ouverture
2.    Sorocaba
3.    Botafogo
4.    Leme
5.    Copacabana
6.    Ipanema
7.    Gavea
8.    Corcovado
9.    Tijuca
10.  Sumare
11.  Paineras
12.  Laranjeiras
13.  Paysandu
Oscar LORENZO FERNÁNDEZ
Batuque

Ingressos: R$30 (inteira), R$15 (meia-entrada: estudantes, melhor-idade e professores)

Realização: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Sergipe

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais