Carnaval: foliões não devem combinar cigarro e bebidas

Cynthia Coelho é odontóloga especializada no diagnóstico da halitose (Foto: Filippe Araújo)

Todo bom folião curte o Carnaval com muita animação. O que na maior parte das vezes inclui bebida alcóolica e beijo na boca. Mas essa é uma combinação bem complicada e merece uma atenção especial para não espantar as companhias com mau hálito.

Segundo Cynthia Coelho, odontóloga especializada no diagnóstico da halitose, é fundamental ingerir muita água durante as festas. “Perde-se muita água na folia. Repor é importante para evitar a desidratação, que leva o organismo a diminuir a produção de saliva levando a secura bucal e a formação da saburra lingual (camada esbranquiçada que se forma no fundo da língua), uma das principais causas do mau hálito”, informa.

É importante beber cerca de três litros de água por dia. E não vale trocar a ingestão de água por bebidas alcoólicas, como faz a maioria das pessoas nessa época. Isso pode ser ainda mais danoso para o hálito. Além da desidratação e irritação das células que revestem a boca, o álcool ainda entra na corrente sanguínea e acaba sendo exalado pelos pulmões, deixando o famoso bafo no ar.

Mas, calma, não precisa se desesperar e achar que é impossível manter um hálito cheiroso durante esses dias de folia. Cynthia dá algumas dicas. “Intercalar um copo d’água a cada copo de bebida alcoólica, comer a cada três horas e, claro, manter no bolso, chicletes sem açúcar ( de preferência) vai facilitar muito os namoros”, completa.

É fundamental comer. O jejum causa a hipoglicemia, o que leva ao mau hálito. “Após mais de três horas sem comer, o açúcar no sangue começa a cair e, para suprir essa queda, o organismo passar a queimar gordura. Essa queima produz odores fortes e desagradáveis que escapam pela boca, gerando o mau hálito”, acrescenta Cynthia.

A alimentação durante a folia deve ser leve. Por isso, água, água de coco, frutas e carboidratos (barrinhas de cereal, por exemplo) são os tipos de alimentos mais recomendados para antes, durante e depois da folia.  E antes de sair de casa, é preciso uma boa higienização bucal com raspadores linguais e fio dental.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais