Carreata e missa marcam Trezena de Santo Antônio

Festividades em alusão a Santo Antônio acontecem até o dia 13 (Fotos: Portal Infonet)

As festividades em homenagem a Santo Antônio foram iniciadas nesta quarta-feira, 1º, com carreata e missa. Da igreja do Espírito Santo até a Paróquia do Santo Antônio, devotos convidaram a população para participar da programação que compõe a Trezena em homenagem ao santo.

De acordo com o Frei Jonaldo Adelino de Souza, a devoção a Santo Antônio nasceu do bem que ele fez ao povo. “Ele era uma homem evangelizador, da bíblia, da paz de Deus. Era um professor, um homem de oração, que fazia do social algo positivo, era cuidador das pessoas e dos mais pobres”, detalha.

Frei Jonaldo fala da Trezena de Santo Antônio

Santo Antônio é também conhecido como o santo casamenteiro. “As pessoas pediam e eram favorecidas. Ele era de visitar as famílias e ouvi-las, ajudou maridos e mulheres. Ele ajudava as mulheres que queriam casamento a conseguir os dotes para os futuros maridos”, conta.

Economia

A Trezena de Santo Antônio movimenta a região da Colina do Santo Antônio. Além dos fieis que chegam em maior número, ficam no local comerciantes dos mais variados produtos. Um deles é Marcelo Santana, devoto de Santo Antônio que há 25 anos vende artigos religiosos. “Vendo camisas, quadros, chaveiros, bíblia, diversos artigos. Mas com a crise, as pessoas preferem levar os itens menores, como anel, terço e chaveiro”, explica.

Marcelo comercializada artigos religiosos há 25 anos

O período também é de lucro para Ana Lúzia Almeida, que é artesã. “Faço artesanato, dou aulas e há um ano resolvi vender artigos católicos. Eu mesma confecciono os meus produtos. Esta é a segunda vez que participo da Trezena e espero que este ano as vendas sejam boas”, opina.

Festividades

A Trezena de Santo Antônio acontece até o dia 13 de junho com procissões, orações e celebrações eucarísticas. O ponto alto da festa se dá no dia 13 de junho quando ocorrem as precisões em homenagem ao santo. Ainda na festa, ocorre a benção dos pães. Segundo reza a tradição, os pães bentos devem ser levados para ser guardados em casa para que nunca falte alimento.

Ana Lúzia comercializa pela segunda vez na Trezena de Santo Antônio

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais