Catadoras de Mangaba iniciam gravação de 2º disco

O violonista Dami Doria e o produtor Dudu Prudente gravando as guias do novo disco. (Foto: divulgação)

“No meio da Restinga, por entre os galhos dos pés de pau, crianças brincando, pisam o chão quente. Murici, Cambuí, Cambucá, olha lá, a Mangaba.  Corre, canta, dança menino, dança menina, brinca criança-restinga, brinca.” Os versos populares, são versos sem donos,  sem cercas, são versos que contam um povo, que contam uma comunidade, que marca a história, mas não se contenta em uma geração.

É com esse objetivo de contar a história de um povo, que o Projeto Catadoras de Mangaba deu início as gravações do segundo disco das Mulheres Catadoras de Mangaba.

Com o titulo, Mangabeiras convidam para brincar,  a proposta do disco é mergulhar no universo da infância das Mulheres Mangabeiras trazendo as canções e cantigas cantadas nas brincadeiras de roda das Comunidades Extrativistas. Com previsão de 10 faixas, o disco trará músicas que serão tocadas com instrumentos variados para além dos ritmos regionalistas.

Segundo Mary Barreto, produtora musical do disco, o registro das canções está diretamente ligada à tradição oral. “ A ideia da gravação do segundo disco tem como objetivo dar continuidade a um processo de registro da tradição oral no convívio das Catadoras de Mangaba. Foi encontrado uma gama de material musical nas comunidades e surgiu a necessidade de registrar isso já que as detentoras da cultura popular são as pessoas mais velhas da comunidade”, afirma Mary que também foi produtora do primeiro disco Canto das Mangabeiras.

O disco Mangabeiras convidam para brincar contará com a participação de quatro Catadoras de Mangaba das Comunidades Extrativistas, além de músicos e artistas consagrados no estado de Sergipe. Os arranjos ficarão por conta de Dami Doria (violonista), o maestro e pesquisador Pedrinho Mendonça, Guga Montalvão da banda de jazz Café Pequeno,  Rodrigo Besteti do projeto Jazz na Calçada e o gaitista Júlio Rego. A gravação e produção do disco está por conta de Dudu Prudente.  A previsão para lançamento é em julho deste ano.

Participações especiais

Além da composição de importantes artistas sergipanos nos arranjos das canções, o cantor e compositor sergipano Elvis Boamorte e a cantora Patrícia Pollyane farão participação especial no disco cantando com as Catadoras.

E tem mais, o Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda e Tecendo Vida em Sergipe patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania está preparando uma surpresa para o novo trabalho.  Segundo informações, o disco contará com a participação de um artista de renome nacional que já dividiu palco com a Catadora Dona Evangelista (Comunidade Dorcelina Falador), em 2012, no Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais