Evento tem como objetivo fortalecer a cultura extrativista |
A Associação das Catadoras de Mangaba do povoado Porteiras, em Japaratuba, realiza no próximo dia 24 de setembro, a partir das 15h, mais uma edição da tradicional Feira Cultural das Catadoras de Mangaba. O evento, que já está em sua quinta edição, tem como objetivo o fortalecimento e o reconhecimento da cultura extrativista, bem como a divulgação dos saberes tradicionais das catadoras de mangaba e dos sabores dos alimentos produzidos por elas na comunidade de Porteiras.
A programação da 5ª Feira Cultural das Catadoras de Mangaba será iniciada com uma missa na igreja do povoado. Em seguida acontece a exposição e comercialização dos produtos derivados da mangaba através do trabalho das catadoras e, paralelamente, ocorrerão apresentações dos grupos culturais de Japaratuba: Pastoril do povoado Forges; São João na Roça, do povoado São José; grupo de capoeira Filhos de Matusalém e os Guerreiros do Maculelê, ambos da sede do município.
Assim como na edição passada, a feira contará com a participação dos jovens que integraram o Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas, que desempenhou um trabalho de valorização das tradições culturais de Japaratuba. Atualmente organizados como o Coletivo Japaratuba em Rede, os jovens irão expor e comercializar a linha de produtos do Coletivo, composta por peças de decoração e ambientação, moda e utilitários, que carregam características e simbolismos do movimento cultural e artístico da cidade.
Simultaneamente, ocorrerá a I Mostra de Filmes do Povoado Porteiras, com a exibição de documentários produzidos ao longo dos dois anos de atuação do Projeto Japaratuba em Rede, que originou o Coletivo. Na oportunidade, será lançado o último documentário que conta com depoimentos sobre como se deu o processo de criação e consolidação da marca Coletivo Japaratuba em Rede.
Para a realização da feira cultural, além da parceria com o projeto Japaratuba em Rede, a Associação das Catadoras de Mangaba do Povoado Porteiras contará com o apoio do Instituto Uruçu, da Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA), dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) e da Prefeitura Municipal de Japaratuba.
O projeto Japaratuba em Rede teve duração de dois anos, sendo realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Fonte: Instituto Banese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B