Catedral celebra missas de Quarta-Feira de Cinzas

Catedral celebra missas de Quarta-Feira de Cinzas  (Fotos: Portal Infonet)

Missas de Quarta-Feira de Cinzas antecede o período da quaresma

O bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares

A aposentada Edna Maria

A Quarta-feira de Cinzas será celebrada com várias missas na Catedral metropolitana de Aracaju nesta quarta-feira, 5. Às celebrações ocorrerão em três horários diferentes: às 8h (com celebração do padre Carlos Augusto); às 12h (com missa celebrada pelo padre Dárcio); e às 16h30 (com missa celebrada pelo bispo auxiliar Dom Henrique).

A missa de Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, que são os 40 dias que antecedem a ressurreição de Cristo na Páscoa. Durante as celebrações, tradicionalmente é feita a imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis.

Para o bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares, o momento é uma oportunidade de repensar e se conservar no sentido da vida. “Hoje a igreja abre o tempo da quaresma que é feito desde o Século III. Este é um momento de se fazer muitas orações, praticar a caridade fraterna, além da penitência por meio do jejum. É uma oportunidade de repensar e se conservar o real sentido da vida e reconhecer que ela é um dom de Deus”.

Todos os anos a aposentada Edna Maria, 59 anos, segue a risca o que é pautado no período da quaresma. Ela conta que todo o sarifício feito a Cristo no período é uma forma de agradecimento as benções recebidas.

“As cinzas é um sinal do cristão que somos pó e ao pó voltaremos após a morte. É importante refletir nestes 40 dias sobre a nossa existência, porque Jesus passou 40 dias no deserto, isolado, em oração pela salvação. Então nada mais justo que dedicar um pouco do meu tempo a orações, jejum e penitência a ele e a todos”, conta a aposentada.

A também aposentada Maria Aparecida Santos, 56 anos, pretende promover ações durante o período da quaresma. “Hoje começa o tempo da quaresma, onde todos os cristãos começam a viver a campanha de penitencia, que são 40 dias de vivência em prol do cristo. Eu não vim a igreja apenas para receber as cinzas, mas sim a benção de Deus.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais