![]() |
Santos médicos realizavam consultas gratuitas, principalmente às crianças (Ilustração: arquivo Portal Infonet) |
Religiões de matrizes africanas começam, nesta quarta-feira, 27, as comemorações a Cosme e Damião. A data foi celebrada ontem, 26, pela Igreja Católica. Segundo a crença dos religiosos, os santos gêmeos eram médicos que realizavam consultas gratuitas e cura, atendendo principalmente a crianças. Durante a comemoração, é comum a distribuição de alimentos como caruru e doces.
De acordo com Fábio Maurício Santos, dirigente espiritual do Centro de Umbanda Caboclo Tupy, o ato de oferecer doces às crianças era praticado pelos próprios santos. “Como trabalhavam pela cura das enfermidades do corpo, geralmente para as crianças permitirem esses cuidados, eram ofertados doces”, explica.
![]() |
Na data, é tradição distribuir doces às crianças (Foto: Pixabay) |
Outra explicação para a tradição está ligada à Lei do Ventre Livre, que foi promulgada no dia 28 de setembro de 1871. “A tradição é muito antiga. Segundo alguns historiadores, aqui no Brasil, há ligação com há Lei do Ventre Livre. Durante a comemoração da data, as crianças recebiam água com açúcar e comidas típicas, como o caruru, como um ato de agradecimento", acrescenta.
“Para a Umbanda, esses espíritos são grandes mestres de cura espiritual e também do corpo físico, representam a pureza, alegria e a simplicidade de viver”, ressalta Fábio Maurício. Segundo o dirigente espiritual, no Centro Caboclo Tupy, o período é comemorado com a visitação a orfanatos e creches. A comemoração aos santos segue até o dia 25 de outubro.
por Jéssica França
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B