Chancela da Praça São Francisco completa seis anos

Júlio Andrade foi uma das atrações da comemoração (Foto: Secult)

Música e artes visuais compuseram a programação do o Museu Histórico de Sergipe (MHS) em referencia ao 6º Aniversário da Chancela da Praça São Francisco, em São Cristóvão, como Patrimônio da Humanidade. Na noite da sexta-feira 29, o Museu recebeu pelo segundo ano consecutivo a 8º Mostra de Artes Visuais do Centro Acadêmico de Artes da Universidade Federal de Sergipe (CENARTE-UFS).

“Para o Museu Histórico de Sergipe esta interação é muito importante, uma vez que estamos proporcionando entretenimento para a comunidade que está se aproximando do Museu. Este tipo de ação é reflexo do trabalho que temos feito ao longo do tempo e por isso, é muito gratificante. Este projeto dos alunos do Cenarte vêm com arte, música, tudo ligado à cultura”, declarou o diretor do Museu, Sérgio Lacerda.  

Com mais de 50 obras participantes, a exposição reúne trabalhas de alunos de diversos períodos do curso de Artes Visuais, além de contar com o apoio de ex-alunos. “Agradecemos a todos os parceiros que apoiaram este projeto, em especial ao pessoal do Museu Histórico de Sergipe, que nos receber pela segunda vez de portas abertas, confiando no nosso empenho e na qualidade dos nossos trabalhos”, declarou o artista visual Rafael Estranho, idealizador da exposição.

“A mostra é mais uma forma de integração entre os estudantes, onde compartilhamos técnicas, troca materiais, experiências, o que é muito importante para fomentar o cenário artístico. Daqui surgem amigos, parcerias, projetos, além de reconhecimento profissional. É um espaço democrático em que todos os interessados têm a oportunidade de expor seus trabalhos, muitos pela primeira vez”, argumentou o artista visual, Rafael Douglas. 

Na abertura da exposição o público também pode assistir a uma performance do artista e estudante, Adones, com uma mala transformada em instalação artística, abordando como tema as várias faces do amor. O trabalho foi premiado com um edital nacional e irá circular por cinco estados da Região Nordeste. Já a aluna do primeiro período do curso de Artes Visuais, Carla Susana, expos pela primeira. “Eu acho bastante importante participar desta mostra e fico lisonjeada, pois vai valorizar o meu trabalho, além de fazer com que a gente se reconheça como artista”, afirmou.

Em seguida o público assistiu aos shows de voz e violão de Newton Brito, que trouxe composições próprias e de outros músicos, e do São Cristovense, Júlio Andrade, vocalista da banda The Baggios. Julico, como é conhecido na cidade, apresentou diversas canções com inspirações em São Cristóvão, como sobre o monumento do Cristo, a Praça da Matriz e a bebida Pisa Macio.

A programação do Museu segue na segunda-feira 1º de agosto, dia do aniversário, com várias atividades. Às 14h30 acontece uma Roda de Cordel com a cordelista Alda Santos Cruz e educadores da Escola do Lar Imaculada Conceição. Já às 16 horas o público poderá assistir ao show do Grupo Renantique, seguida de uma apresentação de circo na Praça São Francisco.

Comemoração da Chancela

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/SE) e a Prefeitura Municipal de São Cristóvão também promovem ações internas pela comemoração da Chancela. O dia 1º de agosto marca a data em que a UNESCO reconheceu a Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade, a partir de uma iniciativa do Governo do Estado, com o apoio técnico do Iphan em Sergipe e da prefeitura local.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais