Renomados Chefs sergipanos se uniram a comunidades de Sergipe para criar novas receitas, apresentados pratos típicos de maneira diferenciados. O resultado dessa parceria está à disposição do público a preços populares na Mostra Sabores e Saberes, no Oceanário de Aracaju.
A iniciativa é parte do Projeto Negócios em Economia Criativa, do Sebrae, cujo propósito de valorizar a culinária típica das comunidades tradicionais de Sergipe, além de estimular a criação de novas receitas em parceria com Chefs de Aracaju, colocando em evidência os saberes dos povos ancestrais.
A Chef Daniela Duarte, que participa do projeto, apadrinhando as doceiras do povoado Cabrita, conta que a ação é inspirada no projeto ‘Da Semente ao Sorriso’, do Chef maranhense, Junior Ayoub. “A ideia é trabalhar a gastronomia e a cultura dessas comunidades, ajudando a desenvolver e empreender, transformando isso em sorriso, ou seja, no bolso feliz, na alegria de fazer o que gosta e transmitir isso de geração para geração. O projeto pretende fazer com que essas comunidades arrecadem dinheiro e reconhecimento a partir da gastronomia que já fazem. É por isso, que cada barraca trabalha com um prato tradicional e outro com influência do Chef”, detalha.
Na Cabrita, Danila firmou parceria com as doceiras da Santa Salu. “A Dona Santa Aninha, que faz os doces, tem muito histórias e receitas, e já existem trabalhos acadêmicos sobre ela. Aqui na mostra, apresentamos a tradicional bala de banana recheada com doce de leite, e a um novo prato, que é o bombocado de macaxeira com baba de moça de coco verde e cocada de tapioca com raspas e lascas de coco seco”, conta.
“Danila se encantou com nosso trabalho e fez uma proposta. Foi muito bom porque a gente queria e precisava de ajuda. Com o trabalho dela, a gente melhorou o doce, fazendo com que mais pessoas conheçam”, comenta dona Tânia, mais conhecida como Santa Aninha.
Outra comunidade apadrinhada é o Terreiro Filhos de Obá, que fica em Laranjeiras. O prato reinventado pelo Chef François Ozanne fará parte do cardápio do restaurante que integra o projeto de sustentabilidade da comunidade. “A proposta do François foi fazer um acompanhamento do caruru que já era servido com inhame. Então, ele criou um bolinho de inhame, que é um bolinho recheado com caruru. A partir dessa experiência, vamos reinventar outros pratos, porque como trabalhamos com a culinária ancestral, precisamos de criatividade para envolver a cliente e aumentar a variedade das receitas”, conta Edilma Chagas, que é vice-presidente da Associação de Culto Afro Brasileira e Filhos de Obá.
Para Abelardo Monteiro, que é analista técnico do Sebrae, o evento valoriza a culinária típica dessas comunidades. “Essa é uma forma de potencializar o que esses povos ancestrais e a comunidade tem de melhor. Os Chefs vieram para agregar valor e trazer inovação para esses pratos, transformando para alta gastronomia, mas vendendo a preços baixos”.
A Mostra Sabores e Saberes acontece até essa sexta-feira, 14, das 16h às 21h, no Oceanário de Aracaju. A entrada é gratuita e os pratos estão sendo vendidos a preços simbólicos de R$ 10.
por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B