Chiquinho do Além Mar lança livro em forma de cordel

O lançamento será no Café do Museu da Gente Sergipana. (Fotos: Portal Infonet)

Desde pequeno Chiquinho do Além Mar escreve textos

Desde pequeno o professor de inglês, músico e também jogador de futvôlei Francisco Passos Santos, ou como é mais conhecido, Chiquinho do Além Mar se dedica também à arte do cordel. Nesta terça-feira, 31, a partir das 19h no Café do Museu da Gente Sergipana haverá o lançamento de “História de Sergipe Contada em Versos” obra que demorou 10 anos para ficar pronta.

“Comecei a escrever cordel desde a infância, mas esse projeto comecei a articular em 2002. Em 2003 quando comecei a me apresentar como cordelista, escrever cordéis e me enveredar por essa área, já tinha a idéia de escrever sobre a história de Sergipe”, explica Chiquinho.

O livro retrata em cordel quatro principais fatos da história de Sergipe. A primeira temática é no século XVI com a chegada dos portugueses em Sergipe e a batalha contra os índios. Depois vem as incursões de Maurício de Nassau por Sergipe. A terceira parte é sobre João Bebe Água e a mudança de capital. E o último tema é o torpedeamento do litoral de Sergipe na 2ª Guerra Mundial.

“Resolvi escrever o livro por dois motivos. O primeiro é que queria escolher fatos inusitados da história sergipana e o segundo motivo é porque poucas pessoas conhecem a história de Sergipe. O livro pode ajudar alunos e professores", acredita.

Todos as partes do livro já haviam sido lançadas anteriormente, mas como explica Chiquinho “aperfeiçoei a cantiga, acrescentei novas informações e coloquei algumas estrofes atualizadas. A métrica está mais aperfeiçoada, na verdade reescrevi, mas aproveitei muita coisa também", explica.

Apesar de anos dedicados à cultura popular, Chiquinho teve dificuldade em lançar a obra, principalmente por falta de apoio. “Com o lançamento do livro a gente tem que comemorar porque a cultura popular é muito desprestigiada, falta investimento, mas hoje eu festejo o apoio do Instituto Banese, Funcaju e Semed que foram parceiros e entenderam que esse projeto é importante para o Estado”, afirma.

O livro é composto por 104 páginas, com ilustrações de Fábio Sampaio e Cláudia Ném. A pesquisa teve ajuda dos historiadores Thiago Fragata, Luiz Antônio Barreto e Ilma Fontes e o prefácio é do Professor Paulino. Além disso, foram muitos os autores utilizados para a pesquisa dos temas abordados. “Pesquisei os principais escritores de Sergipe como Maria Thetis Nunes, Thiago Fragata, Clodomir Silva, Flerisberto Freire. O trabalho é fruto de 10 anos de pesquisa”, finaliza.

Por Allana Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais