Completando a sua 4° edição, o Cine CUT irá exibir a partir das 18h30 da próxima sexta feira, 14, o filme “Quanto Vale ou é por Quilo”, na sede da Central Única dos Trabalhadores, localizada na rua Porto da Folha, 1039, no Bairro Cirurgia. Depois da exibição, o conflito retrado no filme será debatido pelo assessor da Secretaria de Políticas Sociais da CUT Nacional, Leandro Eliel.
De acordo com Cristiano Cabral, vice-presidente da Central, a idéia é abrir um canal de comunicação com a comunidade do bairro Cirurgia, que abriga a sede da CUT/SE, e com a sociedade sergipana, de maneira mais abrangente, utilizando a sétima arte como instrumento de reflexão. “A reflexão suscitada pela realização artística pode ser uma ferramenta preciosa para a construção de uma nova sociedade, como almejamos”, diz.
Filme
A película dirigida por Sérgio Bianchi desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais.
No século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro. Nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito lucro. Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou É Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B