Cinema do Centro está com inscrições abertas para oficina

A atividade ofertada gratuitamente será realizada nos dias 13, 15, 20, 22 e 27 de janeiro, das 14h às 18h

As inscrições estão abertas até 8 de janeiro (Foto: Divulgação)

O Cine Walmir Almeida reafirma o seu compromisso com o fortalecimento da cena audiovisual sergipana ao abrir inscrições para a oficina “Projetos Culturais: uma perspectiva prática”, que será ministrada por Marcelo Rangel, jornalista, produtor e gestor cultural, mediante inscrição prévia. A atividade ofertada gratuitamente será realizada nos dias 13, 15, 20, 22 e 27 de janeiro, das 14h às 18h, no Cinema do Centro, como o local é carinhosamente conhecido.

Com uma abordagem prática e aplicada, a oficina tem como objetivo apresentar os principais aspectos envolvidos na elaboração e execução de projetos culturais. Ao longo dos encontros, os participantes terão contato com as etapas de formulação e planejamento, além de orientações sobre editais, estruturação e apresentação de propostas, contribuindo para a qualificação de agentes culturais e o fortalecimento de iniciativas no setor.

As inscrições estão abertas desde o dia 2 de janeiro e seguem até dia 8 de janeiro, por meio de formulário online. Serão disponibilizadas 15 vagas, e os participantes serão selecionados com base nas informações fornecidas no ato da inscrição, que têm como finalidade compreender o perfil do público interessado e subsidiar o processo seletivo. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de janeiro, nos perfis do Instagram @cinemadocentro e @avbrproducoes, além do site cinemadocentro.com.br.

As atividades integram o convênio que viabilizou a requalificação do espaço por meio da Lei Paulo Gustavo, reforçando o papel do Cinema do Centro como um equipamento cultural voltado à formação e difusão do audiovisual. A iniciativa promove o acesso à qualificação técnica, estimula a troca de saberes e aproxima profissionais e aspirantes do mercado cinematográfico nacional.

Com programação diversificada, o espaço tem como proposta valorizar o cinema independente e nacional, fortalecer a cena audiovisual local e promover ações formativas contínuas, como oficinas, rodas de conversa e atividades de formação, consolidando-se como um polo de incentivo à cultura e ao audiovisual em Sergipe.

“Garantir que essa atividade seja oferecida gratuitamente é fundamental para democratizar o acesso ao conhecimento e ampliar as oportunidades de formação no audiovisual. A proposta é permitir que mais pessoas se qualifiquem, troquem experiências e fortaleçam a produção cultural local”, destaca Rosângela Rocha, coordenadora do projeto e difusora do audiovisual em Sergipe há mais de 20 anos.

Readequação do espaço e parcerias institucionais

A readequação do espaço do Cinema do Centro é fruto da execução do Termo de Colaboração com organizações da sociedade civil, voltado à aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo (006/2023).

A iniciativa resulta de uma parceria com Tarcísio Duarte/Audiovisual, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), o Governo do Estado de Sergipe, o Governo Federal e o Terreiro São Lázaro, por meio do edital nº 011/2023 da Prefeitura de Aracaju, intermediado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais