(Foto: Assessoria de Comunicação) |
Nesta terça-feira,29, o Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará em Laranjeiras, em Sergipe. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.
No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.
A partir das 18h30 serão exibidos curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para o público infanto-juvenil. Às 19h30 começa a exibição do filme “Tudo que aprendemos juntos”, dirigido por Sérgio Machado, com Lázaro Ramos no papel principal. O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Votorantim Cimentos. A entrada é franca.
Também acontece a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas. Há, ainda, no período da tarde, o Oficinema Solar (também chamado de oficina de “vídeo de bolso” e de “Oficina de Cinema), direcionado a um grupo de até 30 alunos de 10 a 16 anos.
O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará no dia 29 de novembro, terça-feira, em Laranjeiras, em Sergipe. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos – cadeiras, banquetas e EVAs – para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.
O evento acontece na PEC – Ponto de Encontro Comunitário, à rua Vereador Adolpho Barrego (antiga rua da Igreja). A partir das 18h30, serão exibidos curtas-metragens, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças, e do filme produzido durante o Oficinema. Às 19h30, será exibido o filme “Tudo o que aprendemos juntos’, dirigido por Sérgio Machado, com Lázaro Ramos no papel de protagonista e baseado na peça “Acorda Brasil”, de Antônio Ermírio de Moraes. O acesso para assistir a todos os filmes é gratuito e aberto a todos. O projeto tem o patrocínio da Votorantim Cimentos, que já apoiou duas outras temporadas, a primeira delas em 2014.
No evento acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável – com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
Há, ainda, no período da tarde, das 14h às 17h, o Oficinema Solar (também chamado de oficina de “vídeo de bolso” e de “Oficinas de Cinema), direcionado a um grupo de até 30 alunos de 10 a 16 anos de idade. Desenvolvido pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto, utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Existem no projeto Cinesolar duas vans: a Cinesolar, que tem um EcoDJ; e a Cinesolar Tupã, que tem o EcoVJ, e que está em Laranjeiras.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B