
Abram alas! O pré-carnaval de rua, o Circuito Arrudeio 2026, irá passar na sexta-feira, dia 6, e no sábado, dia 7 de fevereiro, na Praça General Valadão, localizada no Centro de Aracaju. Com o tema “Meu Bloco é Minha Cidade”, o evento, apoiado pela Lei Aldir Blanc, traz uma programação de peso que valoriza a cultura local e regional, com o intuito de ocupar a cidade e afirmar que ela também é símbolo de resistência, arte e identidade.
No dia 4 de fevereiro, ocorre a abertura do evento com a exibição do documentário “Ton Toy: Um Mestre dos Sons de Sergipe”, às 19h, no Cinema do Centro (Cine Walmir Almeida). Além de divulgar o Circuito Arrudeio 2026, a abertura reforça a importância de produzir informação e memória da arte sergipana por meio do audiovisual. Assim, após a exibição teremos uma roda de conversa com Tontoy e um dos produtores do documentário. Já na sexta, dia 6, e no sábado, dia 7, o Circuito Arrudeio 2026 apresenta no Palco Descidão dos Quilombolas e no Circuito Tia Veinha.
Confira os detalhes
Dia 6 (sexta-feira)
19h – Descidão dos Quilombolas
20h30 – Rafa Aragão
21h – Quioco Cabriolar
23h – Rafa Aragão
23h30 – Marley no Beat (PE)
0h20 – A Travestis (BA)
1h – Rafa Aragão
Dia 7 (sábado)
16h – Oficina de circo e artes
16h15 – Apresentação grupo de cultura popular
17h – Apresentação teatral circense
18h30 – Apresentação Bacamarteiros Cangaçeiros de Lampiao
19h – Nat/Esquema (PA)
20h – Patrick convida Leoa (RN)
20h45 – Patrick convida Riko Viana (RJ)
22h – Patrick Tor4
16h/17h/18h – Concentração dos blocos
Saídas dos Blocos
– 16h30 – Tropicaliente
– 17h30 – Megabloco
– 18h30 – Tropicaliente
20h encerramento blocos
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, da Prefeitura Municipal de Aracaju, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da cultura popular e o acesso democrático às manifestações artísticas.
Instituto Camaleão
O Instituto Camaleão Urbano é um coletivo que atua com ações culturais, urbanas e sociais para transformar a cidade de forma colaborativa. Com uma atuação flexível e criativa, o Instituto realiza intervenções no espaço urbano por meio de parcerias e de uma equipe interdisciplinar. Suas ações envolvem revitalização de espaços, educação para o uso da cidade, arte e conscientização ambiental. O objetivo é dar voz às comunidades, fortalecer o sentimento de coletividade e espalhar mais afeto pela cidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa
