|
Gilson Sousa e Chico Ribeiro Neto autografaram livros (Fotos: Portal Infonet) |
Ao som de boa música, o livro ‘Coiote Sutil’, coletânea de poemas e crônicas inéditas de autoria do jornalista baiano Cleomar Brandi, falecido em julho de 2011, foi lançado em grande estilo na noite desta quinta-feira, 17, na Sociedade Semear. Amigos, familiares e admiradores prestigiaram a obra que foi organizada pelo jornalista Gilson Sousa, e é a segunda produção de Cleomar, depois de ‘Os segredos da loba’, lançado em 2009.
Para Gilson Sousa, o livro representa um grande resgate de uma obra literária adormecida. “Cleomar produziu muita coisa durante sua vida. Ele foi um homem bastante ativo e a parte do material denso que ele criou ainda é desconhecida pelas pessoas. Este é só o primeiro de muitos trabalhos que virão”, ressalta.
Gilson explica que a grande novidade do livro, é a publicação de poemas e ilustrações do autor. “Cleomar era conhecido por suas crônicas e desta vez as pessoas também poderão admirar seus poemas. Os versos envolvem temáticas variadas a exemplo de amor, dor, mulher, natureza e sexo”, explica.
Chico Ribeiro Neto, irmão de Cleomar e responsável pelo prefácio e revisão dos textos, revela que o momento é de grande emoção. “É como se Cleomar renascesse neste livro. Ele foi uma pessoa incrível e soube como ninguém transformar a vida em poesia”, comenta.
A educadora Aglacy Mary fez questão de comparecer ao lançamento e prestigiar o livro. “Quem conhece o trabalho de bons pensadores, independente de ser amigo ou não, admira a força que estas palavras possuem. A palavra de Cleomar vai se estender além da vida e sempre haverá alguém que se lembre dele com carinho”, conta.
|
Educadora Agglacy Mary admira as produções de Cleomar |
Grande admirador de Cleomar Brandi, o presidente da câmara municipal de vereadores, Emmanuel Nascimento (PT), destaca o legado deixado pelo jornalista. “Cleomar fez história dentro da imprensa, sempre ao lado da categoria, ele reforçou lutou pela democracia e pela liberdade de expressão. Além de jornalista, tivemos a honra de tê-lo como escritor e integrante da sociedade sergipana”, homenageia o presidente.
Produção
A publicação do livro foi realizada por meio do Deputado Estadual Francisco Gualberto, através de seu gabinete na Assembleia Legislativa. O livro se chama Coiote Sutil em homenagem ao título de um dos poemas da publicação. Além de Gilson Sousa e Chico Ribeiro Neto, também contribuíram na obra, Adilma Menezes, responsável pela diagramação e paginação; Silvio Rocha, tratamento gráfico nas ilustrações feitas por Cleomar; Janaína Santos, fotografia do livro. A renda da venda dos exemplares de ‘Coiote Sutil’, que custa R$ 25,00 cada, será revertida em doações para Associação dos Amigos dos Autistas em Sergipe (AMAS).
|
Presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, também prestou homenagem ao jornalista baiano |
“Estamos felizes com este gesto tão humanitário. Doar é algo importante tanto para quem o faz como para quem recebe. Ficamos extremamente satisfeitos e honrados com tal iniciativa que deve servir de exemplo para outras pessoas e ser estendida para outras unidades”, conta o represente da Amas, Adenilson dos Reis.
Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B