Cleomar Brandi: “Coiote Sutil” é lançado em homenagem

Gilson Sousa e Chico Ribeiro Neto autografaram livros (Fotos: Portal Infonet)

Ao som de boa música, o livro ‘Coiote Sutil’, coletânea de poemas e crônicas inéditas de autoria do jornalista baiano Cleomar Brandi, falecido em julho de 2011, foi lançado em grande estilo na noite desta quinta-feira, 17, na Sociedade Semear. Amigos, familiares e admiradores prestigiaram a obra que foi organizada pelo jornalista Gilson Sousa, e é a segunda produção de Cleomar, depois de ‘Os segredos da loba’, lançado em 2009.

Para Gilson Sousa, o livro representa um grande resgate de uma obra literária adormecida. “Cleomar produziu muita coisa durante sua vida. Ele foi um homem bastante ativo e a parte do material denso que ele criou ainda é desconhecida pelas pessoas. Este é só o primeiro de muitos trabalhos que virão”, ressalta.

Gilson explica que a grande novidade do livro, é a publicação de poemas e ilustrações do autor. “Cleomar era conhecido por suas crônicas e desta vez as pessoas também poderão admirar seus poemas. Os versos envolvem temáticas variadas a exemplo de amor, dor, mulher, natureza e sexo”, explica.

Chico Ribeiro Neto, irmão de Cleomar e responsável pelo prefácio e revisão dos textos, revela que o momento é de grande emoção. “É como se Cleomar renascesse neste livro. Ele foi uma pessoa incrível e soube como ninguém transformar a vida em poesia”, comenta.

A educadora Aglacy Mary fez questão de comparecer ao lançamento e prestigiar o livro. “Quem conhece o trabalho de bons pensadores, independente de ser amigo ou não, admira a força que estas palavras possuem. A palavra de Cleomar vai se estender além da vida e sempre haverá alguém que se lembre dele com carinho”, conta.

Educadora Agglacy Mary admira as produções de Cleomar

Grande admirador de Cleomar Brandi, o presidente da câmara municipal de vereadores, Emmanuel Nascimento (PT), destaca o legado deixado pelo jornalista. “Cleomar fez história dentro da imprensa, sempre ao lado da categoria, ele reforçou lutou pela democracia e pela liberdade de expressão. Além de jornalista, tivemos a honra de tê-lo como escritor e integrante da sociedade sergipana”, homenageia o presidente.

Produção

A publicação do livro foi realizada por meio do Deputado Estadual Francisco Gualberto, através de seu gabinete na Assembleia Legislativa. O livro se chama Coiote Sutil em homenagem ao título de um dos poemas da publicação. Além de Gilson Sousa e Chico Ribeiro Neto, também contribuíram na obra, Adilma Menezes, responsável pela diagramação e paginação; Silvio Rocha, tratamento gráfico nas ilustrações feitas por Cleomar; Janaína Santos, fotografia do livro. A renda da venda dos exemplares de ‘Coiote Sutil’, que custa R$ 25,00 cada, será revertida em doações para Associação dos Amigos dos Autistas em Sergipe (AMAS).

Presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, também prestou homenagem ao jornalista baiano

“Estamos felizes com este gesto tão humanitário. Doar é algo importante tanto para quem o faz como para quem recebe. Ficamos extremamente satisfeitos e honrados com tal iniciativa que deve servir de exemplo para outras pessoas e ser estendida para outras unidades”, conta o represente da Amas, Adenilson dos Reis.

Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais