Coiote Sutil de Cleomar será lançado na quinta-feira

Clomar Brandi: poemas e crônicas (Foto: Arquivo)

A literatura sergipana ganha mais uma considerável obra nesta quinta-feira, dia 17. A partir das 18 horas, na galeria de artes da Sociedade Semear, será lançado o livro “Coiote sutil”, uma coletânea de poemas e crônicas inéditas do jornalista Cleomar Brandi, falecido em julho de 2011. “Essa será mais uma forma de homenagear esse grande amigo que passou por aqui e nos deixou um legado importante, tanto na vida quanto na literatura”, disse o jornalista Gilson Sousa, organizador da obra.

“Coiote sutil” será o segundo livro publicado pelo jornalista baiano. O primeiro foi “Os segredos da loba”, em 2009, com uma seleção de crônicas retiradas de periódicos e revistas locais. Neste, além das crônicas inéditas, há a novidade dos poemas de Cleomar, assim como as ilustrações do próprio autor. “Quase todo mundo que acompanhava os escritos de Cleomar tinha o conhecimento apenas das crônicas e outros textos jornalísticos. Mas ele sempre foi muito além disso. A prova está neste livro que traz poemas de alta qualidade para o leitor”, frisou Gilson.

A obra “Coiote sutil”, título retirado de um dos poemas, é resultado do trabalho conjunto de vários amigos que sempre acompanhavam o trabalho literário de Cleomar. A seleção e organização dos textos ficaram a cargo de Gilson Sousa. O irmão, Chico Ribeiro Neto, fez o prefácio e a revisão dos textos. “Os poemas e crônicas do meu saudoso irmão Cleomar mostram a dor pessoal e a dor social. O Cleomar que enfrentou com garra uma mielite que o deixou paralítico durante mais de 40 anos, que teve as duas pernas amputadas e um câncer que lhe causava dores terríveis, foi o mesmo Cleomar que lutou por justiça social, que sentia as dores da fome e da injustiça”, revela Chico Ribeiro.

A diagramação e paginação do livro ficaram a cargo de Adilma Menezes. As ilustrações, feitas pelo próprio Cleomar Brandi em 1971, receberam tratamento gráfico feito por Silvio Rocha. Já a fotografia do livro foi produzida por Janaina Santos. O patrocínio partiu da iniciativa do deputado estadual Francisco Gualberto, através de seu gabinete na Assembleia Legislativa. Vários outros amigos, além da própria gráfica J. Andrade, colaboraram na logística e organização do lançamento que acontecerá exatamente dez meses após o falecimento do autor.

De acordo com Gilson Sousa, vários outros textos de Cleomar que estão guardados por ele, em breve poderão também ser lançados em livro. “Tudo dependerá, mais uma vez, da ajuda dos amigos e da busca por patrocínio”, disse. Quanto a “Coiote sutil”, o dinheiro arrecadado com a venda dos exemplares – que custará R$ 25,00 – será doado à AMAS – Associação dos Amigos dos Autistas em Sergipe. A festa de lançamento contará com a música de Silvio Rocha, Paulo Lobo, Heitor Mendonça, Álvaro Muller e vários outros artistas amigos de Cleomar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais