|
Evento acontece no colégio Castelo Branco (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco realizará nesta terça-feira, 20, a I Amostra Afro-Brasileira. O evento, inserido nas comemorações do Dia da Consciência Negra, ocorrerá no pátio da escola nos turnos da manhã, tarde e noite e envolverá todas as turmas da unidade de ensino. A programação contará com apresentações de grupos folclóricos, dramatizações, musicais e exposições.
Durante as comemorações, alunos inseridos no Programa Escola Aberta farão apresentações de capoeira. Grupos folclóricos de Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju apresentarão números de samba de coco, maculelê e hip-hop, respectivamente. Os alunos prepararam também exposições abordando temas como história da África, culinária, cultura e religiões africanas.
Um dos destaques do evento será a apresentação de um musical, criado por alunos do Programa Mais Educação, que contará a trajetória do negro desde sua chegada ao Brasil até a instituição da Lei Áurea.
O professor Marco Antônio Oliveira, diretor do Castelo Branco, frisou a importância do evento. "É um dever da escola valorizar e reconhecer a importância da cultura trazida pelos escravos africanos na formação da nossa identidade. Com a implementação da Lei 10.639 de 2003, toda escola de educação básica deve ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileiras. Estamos fazendo nossa parte", declarou o diretor.
Fonte: Ascom Seed