Companhia Usina de Teatro leva “Ratos de Esgoto” ao Atheneu

Depois do sucesso nos meses de agosto e setembro do ano passado na Casa Laranja, e em novembro no Teatro Lourival Batista,  a peça “Ratos de Esgoto” da Companhia Usina de Teatro com texto de Vieira Neto, está de volta aos palcos sergipanos. Dessa vez, a primeira apresentação acontece no Teatro Atheneu, no próximo dia 30, às 16 horas. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e podem ser adquiridos na hora da apresentação. No elenco estão os atores: Lukas Oddoni (participação especial) , Ewertton Nunes e Gustavo Floriano, sendo que os dois últimos conceberam todo o espetáculo, desde cenário a direção. Willian Fonseca foi o engenheiro de som e Tânia Maria compôs a melodia para a poesia de Vieira Neto.

 

“Sonho, ilusão e loucura se misturam, cabendo ao expectador decifrar quem são essas três criaturas (Bira, Nando e o Carcereiro) – partes de um mesmo quebra-cabeça”, diz Ewertton Nunes, que além de ator é bailarino. “Um busca a liberdade, a conformidade em ainda teimar ser homem. O outro já acostumado à realidade dos porões esquecidos, dos que vivem amontoados e sem esperança. Nesta dicotomia, um completa o outro e já não podem mais viver dissociados”, acrescenta o ator Gustavo Floriano, em seu segundo trabalho na Companhia Usina de Teatro, mais conhecido do público sergipano por sua atuação na Companhia Deu Branco.

 

Para essa nova versão de “Ratos de Esgoto”, que conta a história de dois presidiários e a realidade das prisões,  a companhia preferiu fugir do lugar comum e não retratar dois presos de acordo com os arquétipos e estereótipos já conhecidos. “Nossa proposta é expressionista, buscamos mostrar os dois personagens da peça, Bira e Nando como ratos de esgoto, através de uma expressão corporal e interpretação instintiva, orgânica”, explica Ewertton. “De nada adiantaria para nós, da cia usina de teatro, trazer um espetáculo sem acrescentar algo novo, e essa proposta ousada de trazer, não homens, mas ratos , é o nosso diferencial”, avalia Gustavo Floriano.

 

Em seu quinto ano de existência, a Companhia Usina de Teatro se consolida por buscar propostas ousadas e inovadoras em seus espetáculos. Ano passado, a Usina estreou seu primeiro espetáculo, Andantes, com roteiro, argumento e direção de Tetê Nahas e texto de Evertton Nunes, com o elenco formado por Alan Ferr, Caroline Portugal, Ewertton Nunes, Gustavo Floriano e Rita Maia. A companhia recebeu quatro prêmios Bazartes, ano passado, do Jornal Gazeta de Sergipe: atriz (Rita Maia), ator (Ewertton Nunes), espetáculo (Andantes) e direção (Teê Nahas). O grupo também apresentou a peça “Andantes” com considerável sucesso no Festival de Teatro de Crato/CE, em  novembro de 2002.

 

“Ratos de Esgoto” recebe o apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Secom/Governo de Sergipe, Secretaria Estadual de  Esporte e Lazer, Ferragens Santa Rita, VMB Esquadrias, Studio 3 e Ruth Espumas.

 

Por Pedro Carregosa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais