|
(Foto: Arquivo Infonet) |
Na próxima quinta-feira, 30, é comemorado o dia de Corpus Christi. A festa tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Em vários estados brasileiros a confecção de tapetes é um símbolo que marca a data. No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no conjunto Bugio, será confeccionado um tapete de 120 metros.
A festa de Corpus Christi é celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Segundo a paroquiana Edivânia Moura, durante a manhã não ocorrerá nenhuma atividade no Santuário Nossa Senhora Aparecida, apenas a partir das 15h com a exposição do santíssimo.
Em muitas cidades é tradição ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos religiosos. No Santuário do conjunto Bugio, será confeccionado um tapete de 120 metros. “O tapete começa a ser feito na quarta-feira, 29, à noite e segue durante todo o dia de Corpus Christi. Este ano vamos utilizar areia branca, sal e borra de café. Qualquer pessoa da comunidade pode participar, mas o alvo principal são os jovens”, explica Edivânia.
Além do conjunto Bugio, acontecerão celebrações em outras paróquias. Confira abaixo a programação:
Conjunto Bugio- Santuário Nossa Senhora Aparecida
15h- Exposição do santíssimo
19h- Missa e logo após procissão pelo bairro
Programação de Corpus Christi- 30 de abril
Na Arquidiocese de Aracaju acontecerão três missas simultâneas em bairros distintos:
Paróquia São José (Bairro São José)
Presidente da Celebração: Pe. Manoel Barbosa
Horário: 15h
Paróquia São Pio X (bairro 18 do Forte)
Presidente da Celebração: Bispo Auxiliar Dom Henrique Soares
Horário: 15h
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Siqueira Campos)
Presidente da Celebração: Arcebispo Dom José Palmeira Lessa
Horário: 15h
Após as celebrações, os fieis sairão em procissão dessas localidades até a Catedral Metropolitana, onde ocorrerá a benção do santíssimo Sacramento.
São Cristovão
Nossa Senhora da Vitória- São Cristovão
Na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão, a comunidade já se prepara para esta grande celebração. Desde o inicio do ano, muitas pessoas já se organizavam em busca de materiais e apoio para a confecção dos tradicionais “tapetes”, por onde a comunidade passa em procissão. Os tapetes são feitos nas principais ruas do Centro Histórico e retratam temas importantes, sempre relacionados à eucaristia. A decoração das ruas para a procissão tem um valor histórico. É uma herança de Portugal e acabou tornando-se tradição no Brasil. O tapete terá mil metros de extensão.
15h – Missa e logo após procissão pelas ruas
* Matéria alterada às 8h15 para acréscimo de informações enviadas pela paróquia Nossa Senhora da Vitória
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B