Congresso de Biblioteconomia realiza debate em Aracaju

O Congresso discutirá a contribuição bibliotecas para a Agenda (Foto: Pritty Reis)

A participação das bibliotecas para um desenvolvimento sustentável. Este é o foco do XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) que acontece em outubro deste ano. Na manhã segunda-feira, 03, a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), realizou seu Esquenta CBBD 2017, com uma conversa com a presidente da Federação das Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação Institucional (Febab), Adriana Cybele Ferrari e a vice-presidente e professora da Universidade Federal de Sergipe, Telma Carvalho.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Cultura João Augusto Gama falou sobre a importância da articulação das bibliotecas pelo fortalecimento da cultura, sobretudo no momento atual pelo qual o país está passando. “Neste momento de instabilidades e incertezas, é importante que os setores se organizem para pensar discutir o desenvolvimento sustentável do país, e biblioteca é uma ferramenta fundamental para a promoção do conhecimento e da cultura. Por isso, apoiamos e desejamos sucesso para este Congresso”, afirmou.

Em um bate papo informal, Adriana Cybele Ferrari, apresentou as diretrizes da Federação, tanto em lutar pela melhoria e ampliação das bibliotecas no país, quanto em promover a formação continuada aos profissionais da área. Além disso, a presidente da Febab falou sobre o Congresso deste ano, instigando a participação dos representantes das bibliotecas sergipanas.

“Estamos levando este esquenta para as capitais aonde temos Associações de Bibliotecários, e a daqui de Sergipe é coordenada pela vice-presidente da Febab, Telma Carvalho. Nossa intenção é despertar o tema do Congresso, propondo aos profissionais uma reflexão política e social de como estão as bibliotecas no plano internacional, no plano nacional, e de que forma podemos nos mobilizarmos para construir um sistema  que todo o cidadão tenha acesso”, explicou Adriana Cybeli.    

A diretora da Epifânio Dória, Maria Juciene de Jesus, fez uma breve apresentação sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas de Sergipe e sobre a BPED. “Hoje é um dia muito especial, pois é uma oportunidade de estender as diretrizes do Congresso para as bibliotecas do Sistema Estadual. Queremos que todas avancem juntas, para ninguém ficar para trás”, defendeu.

Sobre o Congresso

Este ano, o CBBD acontecerá entre os dias 17 e 20 de outubro, em Fortaleza e terá como tema: “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: como as bibliotecas podem contribuir com a implementação da Agenda 2030”. A proposta está alinhada ao Programa Internacional Advocacy Program (IAP) que vem realizando workshops em todo o mundo. Além disso, o objetivo do Encontro é discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais