Convênio viabiliza retomada do projeto Orquestra Jovem

Convênio entre Seidh, Secult e Instituto Banese viabiliza retomada da Orquestra Jovem (Foto: Seidh)

Um Termo de Cooperação Técnica assinado na tarde desta segunda-feira, 14, deu o pontapé inicial para a retomada do Projeto Social Orquestra Jovem, que atende a 100 crianças e adolescentes do Bairro Santa Maria, um dos mais carentes da Grande Aracaju. Assinaram o Termo a secretária de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Marta Leão; o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha; e o presidente do Instituto Banese, Ézio Déda.

Interrompido no final do ano passado por dificuldades de patrocínio, o Projeto está sendo retomado após ser aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Por meio do convênio celebrado nesta segunda, receberá da Seidh o montante equivalente a R$ 250 mil, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), tendo por finalidade, além da formação, o desenvolvimento da musicalidade, da percepção musical, da coordenação motora, da expressão corporal e verbal, do trabalho em equipe, e a abertura da possibilidade de ingresso no mercado de trabalho de jovens de famílias de baixa renda.

Através do Projeto Orquestra Jovem, músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe ministram aulas para alunos do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, numa ação que, segundo o secretário Elber Batalha, promove a inclusão social e cultural dos jovens que dela fazem parte. “É um projeto extremamente exitoso, através do qual a Secult, a Seidh e o Instituto Banese possibilitam que essas crianças sejam assistidas educacionalmente em turno integral, tendo em um período aula curricular formal e, no outro turno, aula de musica clássica. Assim também se cria a estrutura dos futuros quadros para a ORSSE. É um ótimo projeto. Um dos mais belos que o Governo do Estado tem”, pontuou.

Considerando o alcance social da Orquestra Jovem, a secretária Marta Leão falou sobre a importância da assinatura do convênio que viabiliza a sua retomada. “Os cem meninos que fazem parte do projeto estão ansiosos aguardando essa nova assinatura, para que a gente retome tanto a Orquestra Jovem, quanto o trabalho com as famílias, nos Centros Sociais ‘Cuidar’. Estamos reabrindo todos eles, que têm por finalidade cuidar de pessoas, como o próprio nome já diz”, finalizou a secretária.

Fonte: Seidh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais